Topo

OPINIÃO

Bragantino, Atlético, Corinthians? Quem pode subir de patamar com o mercado

Rafael Dudamel, novo treinador do Atlético-MG - Divulgação/Atlético-MG
Rafael Dudamel, novo treinador do Atlético-MG Imagem: Divulgação/Atlético-MG

Do UOL, em Santos (SP)

08/01/2020 12h00

Resumo da notícia

  • Qual time pode mudar de patamar com as contratações pra 2020?
  • Juca: "Talvez Corinthians se Tiago Nunes se der bem como no Athletico"
  • Andrei Kampff: "Enxergo o Atlético-MG com movimentações interessantes"
  • "O Bragantino, ao menos por enquanto", analisa o blogueiro André Rocha

O mercado da bola segue movimentado e, certamente, permanecerá assim até o início dos Estaduais. Seja com técnicos, jogadores ou até dirigentes, os times já começam a ganhar uma nova cara para a temporada de 2020.

Entre os 20 times que fazem parte da elite do futebol nacional, quais deles — devido às mudanças de 2019 para 2020 — podem ter um outro patamar em relação ao ano passado? Fizemos essa pergunta aos blogueiros do UOL Esporte. Veja o que eles pensam:

ANDRÉ ROCHA

O Bragantino, ao menos, por enquanto. Mas muitos times podem crescer justamente pela evolução de um elenco com poucas mudanças e, por isso, mais entrosado. Quem sabe o São Paulo de Fernando Diniz?

Leia o blog do André Rocha.

ANDREI KAMPFF

Não vejo nenhum time mudando muito em relação à temporada passada. Acho o mercado bem pouco movimentado até agora. Mas enxergo o Atlético-MG com algumas movimentações interessantes, tanto em dispensas como contratações. Com Dudamel de técnico, com a volta de Gabriel, e a chegada de Borrero. Já vejo mais time que em 2019.

Leia o blog Lei em Campo.

JUCA KFOURI

Talvez o Corinthians se o Tiago Nunes se der tão bem lá como se deu no Athletico.

Leia o blog do Juca.

MARCEL RIZZO

Corinthians será melhor em 2020, acho que o Atlético-MG também pode estar nesse outro patamar comparado com o que fez em 2019.

Leia o blog do Marcel Rizzo.

MENON

O Red Bull, impulsionado por muito dinheiro, está ativo no mercado e cresceu bastante. Pena que, eticamente, chega à elite, "devendo" as séries D e C.

Leia o blog do Menon.

PERRONE

Corinthians e Red Bull Bragantino devem mudar de patamar, mesmo sem terem feito contratações espetaculares.

O time da capital deve melhorar porque terminou o ano muito mal, sem condições de brigar com seus principais rivais. Luan e Cantillo, além da volta de Camacho, fazem os corintianos subirem um degrau. Só um.

Já a equipe de Bragança, turbinada pelo dinheiro da Red Bull, bate às portas dos grandes em busca de reforços. Naturalmente, deixará de ter um elenco de Série B para contar com um grupo capaz de brigar pela manutenção na Série A.

Leia o blog do Perrone.

PVC

Acho que o Corinthians pode ter um bom ano, por causa do Tiago Nunes e do Luan. Também o Palmeiras, pelo elenco do ano passado. É difícil cravar. Mesmo o Flamengo não permitia imaginar tanto sucesso há um ano.

Leia o blog do PVC.

RENATO MAURÍCIO PRADO

Ainda não vejo nenhum time com contratações capazes de levá-lo a outro patamar. Corinthians e Grêmio devem melhorar. Mas se vão mudar de patamar, só o tempo dirá.

Leia o blog do Renato Maurício Prado.

RODRIGO MATTOS

Entendo que o Corinthians deve ter um salto de desempenho com a chegada de Tiago Nunes e alguns jogadores pontuais como Luan e Cantillo. Mas a torcida terá de ter um pouco de paciência porque não é de uma hora para outra que o treinador conseguirá impor seu estilo intenso no time, que antes jogava de forma bem reativa com Carille. E tenho curiosidade sobre o trabalho de Jesualdo no Santos. Ele parece ter perfil diferente de Sampaoli, com maior equilíbrio entre defesa e ataque. Será interessante observar como vai adaptar o Santos de 2019 a sua cara.

Leia o blog do Rodrigo Mattos.