Topo

Brasileirão - 2020

Queda do Cruzeiro confirma diminuição de jogos do SporTV no Brasileiro 2020

Torcedora do Cruzeiro chora após rebaixamento da equipe - Alessandra Torres/AGIF
Torcedora do Cruzeiro chora após rebaixamento da equipe Imagem: Alessandra Torres/AGIF

Do UOL, em São Paulo

09/12/2019 04h00

O rebaixamento do Cruzeiro confirma a diminuição de jogos que a Globo transmitirá em TV fechada no Campeonato Brasileiro de 2020 via SporTV. A emissora carioca pode ter acordo com dois times a menos na próxima edição do torneio em relação em que teve em 2019.

Essa diminuição acontece porque os quatro times rebaixados (Avaí, CSA, Chapecoense e Cruzeiro) tinham contratos com a Globo para a TV fechada. Além disso, o Coritiba, um dos times que subiu da B para A tem acordo fechado com a Turner, dona da TNT e do Esporte Interativo.

Atlético-GO e Sport, outras duas equipes que subiram, têm contrato com a Globo, enquanto o Red Bull Bragantino, atual campeão da Série B, ainda não fechou com ninguém.

As mudanças farão com que Globo e Turner quase dividam o número de times do Brasileirão. A emissora carioca tem acordo com 11 clubes, enquanto a empresa americana fechou com oito equipes. A única indefinição diz respeito ao Red Bull Bragantino.

Como mostrou o blog do Marcel Rizzo, clube paulista e Globo estão bem perto de um acordo para todas as plataformas (TVs aberta, fechada e pay-per-view). A empresa de energético não quer deixar de exibir sua marca na principal emissora do país, que costuma não citar o nome do produto nas transmissões.

Mesmo com o Coritiba tendo contrato com a Turner para TV fechada, o clube ainda negociará com a Globo para outras duas frentes. Se o Coxa não acertar com a emissora carioca, nenhum jogo do clube paranaense em aberta ou pay-per-view terá transmissão. Foi o que ocorreu o ano todo com as partidas do Athletico Paranaense no Premiere, já que não houve acordo com a Globo para essa plataforma.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que informado anteriormente, o CSA foi o time rebaixado e não o Ceará. O erro foi corrigido.