Topo

Mundial de Clubes - 2019

Força máxima ou time alternativo? Como o Liverpool encara hoje o Mundial

Técnico Jürgen Klopp, do Liverpool, terá de dividir elenco para Mundial e Copa da Liga Inglesa - Simon Stacpoole/Offside/Offside via Getty Images
Técnico Jürgen Klopp, do Liverpool, terá de dividir elenco para Mundial e Copa da Liga Inglesa Imagem: Simon Stacpoole/Offside/Offside via Getty Images

Thiago Tassi

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/11/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Liverpool joga pela Copa da Liga um dia antes de estrear no Mundial
  • Apesar de time de Klopp tentar mudar, partida mata-mata na Inglaterra foi mantida
  • Atual campeão da Liga dos Campeões nunca venceu um Mundial
  • 'Gordura' no Inglês pode ajudar Liverpool a usar força máxima no torneio do Qatar

Um impasse no calendário faz com que o time do Liverpool para o Mundial de Clubes da Fifa ainda seja uma incógnita. Isto porque o atual campeão da Liga dos Campeões tem compromisso marcado pela Copa da Liga Inglesa um dia antes da estreia no torneio do Qatar.

Ainda sem uma definição estratégica oficial para o conflito de agenda, é possível que o clube inglês leve força máxima para o Mundial e deixe a competição mata-mata da Inglaterra para segundo plano.

E tem alguns motivos para isso: além de o Liverpool nunca ter vencido o Mundial, há uma vantagem significativa do clube na liderança do Campeonato Inglês, que é tratado como prioridade. São oito pontos de diferença para o vice-líder Leicester, e nove para o Manchester City, principal concorrente na briga pelo título.

Desta forma, caso leve seu time à final do torneio no Qatar, dia 21, Jürgen Klopp teria cinco dias para retornar à Europa e se preparar para enfrentar justamente o atual segundo colocado. O intervalo entre uma eventual final do Mundial e a volta à Premier League existe porque a partida contra o West Ham, inicialmente marcada para o dia 21, foi adiada.

"Não sou alguém que tenha que ser como o primeiro a pisar na lua ou o primeiro a vencer um Mundial de Clubes com o Liverpool, mas quando estivermos lá tentaremos com tudo o que temos. A parte muito interessante e difícil também é que jogaremos contra times de outros continentes, o que não acontece com muita frequência - talvez um time mexicano, talvez um brasileiro - e será difícil, com certeza. Ainda não temos muitas informações, mas com certeza teremos quando for a hora, e será interessante e difícil também", afirmou o alemão ao site oficial da Fifa.

"Quando formos para lá [Qatar] estaremos preparados e ansiosos. Os garotos querem jogar, então será muito interessante e importante para nós, 100%", acrescentou o comandante, que no começo do mês sinalizou o interesse de alterar a data do duelo contra o Aston Villa, pela Copa da Liga. Houve até mesmo uma entrevista em que ele sugeriu que o jogo fosse para Doha, capital do país do Oriente Médio.

Hexacampeão europeu, e time inglês com mais títulos da Champions, o Liverpool disputou duas vezes a Copa Intercontinental, perdendo para Flamengo (1981) e Independiente (1984), e desistiu de jogar outras duas. No Mundial de 2005, foi superado pelo São Paulo.