Topo

OPINIÃO

Blogueiros opinam: futebol do Brasil ainda pode ensinar algo para a Europa?

Roberto Firmino chuta para anotar o gol da vitória do Liverpool sobre o Flamengo - Kai Pfaffenbach/Reuters
Roberto Firmino chuta para anotar o gol da vitória do Liverpool sobre o Flamengo Imagem: Kai Pfaffenbach/Reuters

Do UOL, em Santos (SP)

24/12/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Final do Mundial de Clubes, como todo ano, retomou a velha discussão:
  • O futebol europeu é muito superior ao brasileiro? O que temos de melhor?
  • "Dizer que tudo é melhor é preconceito", analisa o blogueiro PVC
  • Juca Kfouri: "A gestão deles está no século 21 e a nossa no 20"

A final do Mundial de Clubes 2019 entre Liverpool e Flamengovencida por 1 a 0 pelos ingleses com um gol do brasileiro Roberto Firmino já na prorrogação — trouxe de volta à tona uma recorrente discussão em relação ao futebol mundial. Será que o futebol europeu supera o brasileiro em todos os quesitos? Ou ainda temos algo que é melhor do que é visto no Velho Continente? Fizemos essas perguntas aos blogueiros do UOL Esporte. Veja o que eles pensam:

ANDRÉ ROCHA

Não existe mais essa dicotomia "nosso" x "europeu". O Liverpool tem três brasileiros, os dois que estavam em campo foram decisivos. Sem contar o Salah egípcio, o Mané senegalês... Há o futebol globalizado, com informações disponíveis para atualizar métodos de treinamentos e modelos de jogo. Basta querer para se conectar ao que há de mais moderno no esporte. Para colocar em prática no mais alto nível vai depender de orçamento, ambiente político, cultura do clube, etc.

Leia o blog do André Rocha.

JUCA KFOURI

Basicamente a gestão deles está no século 21 e a nossa no 20. Jogadores seguimos fazendo. Não deveríamos deixá-los mudar de continente assim tão facilmente.

Leia o blog do Juca Kfouri.

JULIO GOMES

Praticamente tudo. Estádios, acesso, tratamento por parte das autoridades, calendário, jogadores, técnicos, campeonatos. Enfim, é chover no molhado. O que temos de melhor? Equilíbrio, muitas camisas pesadas e o colorido dos estádios. Isso tudo estamos perdendo TAMBÉM, com a distribuição muito desigual de riquezas, torcida única nos estádios etc. O que no Brasil é melhor do que na Europa: medicina esportiva (fisioterapia, fisiologia, pacote todo).

Leia o blog do Julio Gomes.

MARCEL RIZZO

Não é tudo melhor, mas a elite de lá tem muito mais dinheiro, claro, que facilita na montagem de elencos com fartura de opções. O Flamengo que Jorge Jesus montou, de melhor futebol no Brasil há anos, tem méritos de seu estilo de jogo, claro, mas também porque é o melhor elenco no país em anos também.

Leia o blog do Marcel Rizzo.

MENON

A Europa está muito à frente. Organização fora de campo, tática...etc. E, quando falta alguma coisa, eles compram. Os clubes brasileiros precisam ganhar mais dinheiro. Fazer o bolo aumentar. Vender o Brasileiro para a Ásia, África... Buscar novas fontes de renda, com programas de fidelidade. Enquanto dependerem apenas do dinheiro da televisão e da autofagia da venda de jogadores, a situação não vai mudar.

Leia o blog do Menon.

PVC

Dizer que tudo é melhor é preconceito. O que o Brasil precisa conseguir é voltar a ser um centro de referência em futebol. Ter cursos, intercâmbio, conversar e gerar conhecimento não apenas de boca a boca, geração a geração. Perdemos isso pelo êxodo, mas também por cair na rotina. É preciso avaliar a cada ano o que dá e pode ser melhorado, o que dá errado e precisa evoluir.

Leia o blog do PVC.

RENATO MAURÍCIO PRADO

Não acho que TUDO europeu é melhor do que o temos aqui. Mas nossa vantagem atual está apenas no talento natural dos nossos jovens jogadores (que logo são exportados pro exterior). Taticamente e em termos de organização de campeonatos, gramados etc, a Europa está muito à frente.

Leia o blog do Renato Maurício Prado.