Topo

José Mourinho havia rejeitado o Tottenham por duas vezes; relembre

Phil Noble/Reuters
Imagem: Phil Noble/Reuters

Do UOL, em São Paulo

20/11/2019 08h51

O português José Mourinho, que assinou com o Tottenham na manhã de hoje, já recusou o clube em outras duas oportunidades.

A curiosa lembrança foi divulgada pelo jornal As, que explicou as versões: as duas envolviam o Chelsea, clube que o português treinou entre 2004 a 2007 e entre 2013 a 2015.

A primeira "recusa" aconteceu em 2007, quando Mourinho deixou o comando do Chelsea. Na época, o presidente do Tottenham o convidou para treinar a equipe, proposta que foi negada pelo próprio técnico.

Meses mais tarde, Mourinho revelou que era impossível aceitar o convite do Tottenham, já que seu contrato com o Chelsea o proibiu de assumir qualquer equipe inglesa pelos próximos dois anos.

A outra vez em que o português declinou o Tottenham, no entanto, foi por vontade própria e aconteceu em 2015, quando fazia sua segunda passagem pelo clube de Londres.

Mourinho, segundo o jornal, revelou que justamente sua relação com o Chelsea o fez não aceitar o convite dos Spurs. "Eu não poderia aceitar o emprego porque amo demais o Chelsea e seus torcedores".

Currículo de ponta

O anúncio da contratação de Mourinho acontece um dia depois de o Tottenham divulgar a saída do argentino Mauricio Pochettino.

A imprensa britânica já apontava Mourinho como favorito ao cargo. Ele estava sem clube desde dezembro de 2018, quando deixou o Manchester United.

Vencedor da Premier League, o Campeonato Inglês, por três vezes com o Chelsea, Mourinho terá contrato com o Tottenham até o fim da temporada 2022/2023. Em seu anúncio oficial, o time inglês destaca que Mourinho conquistou 25 títulos, sendo duas Liga dos Campeões por dois times diferentes, Porto e Inter de Milão.

"Em José, temos um dos técnicos de maior sucesso no futebol. Ele tem uma vasta experiência, pode inspirar equipes e é um grande estrategista. Ele ganhou títulos em todos os clubes que treinou. Acreditamos que ele trará energia para o vestiário", disse o presidente do clube, Daniel Levy.

Ao falar sobre a contratação, Mourinho afirmou estar "empolgado por trabalhar em um clube com uma grande torcida apaixonada. A qualidade da equipe me excita. Trabalhar com esses jogadores é o que me atraiu".