Topo

Grêmio

Grêmio recebe Botafogo para se reerguer após goleada para o Flamengo

Alisson, do Grêmio, domina a bola sob olhar de Rodrigo Caio, do Flamengo - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Alisson, do Grêmio, domina a bola sob olhar de Rodrigo Caio, do Flamengo Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

27/10/2019 04h00

Quatro dias depois de sofrer sua pior derrota sob o comando de Renato Gaúcho, o Grêmio volta a campo. E está contente com isso. Hoje (27), o time gaúcho abre um sorriso por ter a chance de superar o histórico 5 a 0 aplicado pelo Flamengo no jogo de volta da semifinal da Libertadores. O duelo com do Botafogo, hoje (27), às 16h, em Porto Alegre, pelo Campeonato Brasileiro, abre o último capítulo da temporada para o clube gremista. Nos próximos 11 jogos, a meta é conseguir superar o abalo psicológico e garantir o retorno à competição continental em 2020.

O golpe foi forte. Tão forte que Renato pediu para falar na sexta-feira e anunciou silêncio do elenco ontem, medida inédita no clube e que reforça o clima de "ressaca". A pancada afetou até o status do treinador e ídolo, que de incontestável passou a ser criticado pelas escolhas.

"Tem coisas que ficam dentro de quatro paredes. Onde eu errei? Sim, eu sei onde eu errei. Você quer saber? Eu não vou te falar onde errei. Ninguém é perfeito, todo mundo aprende com os erros. Eu não vou acertar e nem errar todas. A gente aprende todos os dias. Errar faz parte, eu sou humano. Se eu não errasse, ia ser o gênio do planeta. Presidente do Brasil? Não? Eu sei onde eu errei, pode ficar tranquilo", disse Renato Gaúcho.

Falar sem dizer nada foi um artifício de Portaluppi para blindar o elenco e colocar a cara a tapa. O problema é que a eliminação na semifinal da Libertadores se tornou um fardo pesado.

"Ninguém gosta de perder, ainda mais sendo com um placar desses. Vai doer por muito tempo, vai ficar uma ferida. A vida é assim, derrotas e vitórias. É preciso levantar a cabeça e buscar um fim de ano bom, com classificação à Libertadores. Mas essa derrota machuca", resumiu Jean Pyerre, meia-atacante que não atuou no Maracanã.

Vencer o Botafogo é importante do ponto de vista matemático. Dono de 41 pontos, o Grêmio abriu a rodada em sétimo e sonha com um lugar no G4. A corrida atrás de uma vaga no topo da tabela explica a ânsia de vencer. Mas ganhar também é vital para o aspecto anímico.

"O futebol dá nova oportunidade, e três dias depois vamos tentar virar a página", sintetizou Renato.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X BOTAFOGO

Data e hora: 27/10/2019 (domingo), às 16h (horário de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: Globo e PPV
Árbitro: Rafael Traci (SC)
Auxiliares: Helton Nunes (SC) e Henrique Ribeiro (SC)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Ferreira (SC)

GRÊMIO: Paulo Victor; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon, Matheus Henrique, Alisson, Thaciano (Luciano) e Everton; Diego Tardelli
Técnico: Renato Gaúcho

BOTAFOGO: Gatito Fernández; Marcinho,,Carli, Gabriel e Yuri; Cícero, João Paulo, Luiz Fernando (Alex Santana), Diego Souza e Leo Valencia; Victor Rangel (Igor Cassio)
Técnico: Alberto Valentim

Assista aos melhores momentos de Flamengo 5x0 Grêmio

Gols da Libertadores

Grêmio