Topo

Liga dos Campeões 2019/2020


Liverpool repudia faixa que comparava atacante negro a meme

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

23/10/2019 17h49Atualizada em 23/10/2019 18h14

O Liverpool divulgou nota para repudiar uma faixa exibida hoje durante seu jogo fora de casa contra o Genk (Bélgica), pela terceira rodada do Grupo E da Liga dos Campeões da Europa. Os ingleses venceram por 4 a 1.

A faixa foi exibida no setor de visitantes da Luminus Arena, em Genk. Nela, havia uma ilustração na qual o atacante belga Divock Origi, do Liverpool, emulava um meme que exibe um homem negro nu, vestindo apenas uma toalha em volta do pescoço e um chapéu.

A faixa foi retirada antes do pontapé inicial do jogo. Segundo o site da Sky Sports, não há informações a respeito dos responsáveis pela imagem exibida.

O Liverpool, por sua vez, emitiu nota para repudiar a atitude na arquibancada. "O Liverpool Football Club condena a faixa ofensiva exibida em nosso setor no estádio antes do início (do jogo)", diz o clube, segundo o qual "a imagem utilizada perpetua um estereótipo racial".

Também no jogo, torcedores do Liverpool levaram uma bandeira em branco, verde e vermelho com os dizeres "não somos racistas". A frase era uma referência às manifestações racistas protagonizadas por torcedores búlgaros na partida Bulgária 0 x 6 Inglaterra, em 14 de outubro, pelas eliminatórias da Eurocopa.

Paul Childs/Reuters
Imagem: Paul Childs/Reuters