Topo

Futebol


Empresa pede desculpa após telão do VAR errar no Campeonato Inglês

Depois de mostrar que o gol do Tottenham havia sido invalidado pelo VAR, texto exibido no telão foi corrigido - Andrew Couldridge / Reuters
Depois de mostrar que o gol do Tottenham havia sido invalidado pelo VAR, texto exibido no telão foi corrigido Imagem: Andrew Couldridge / Reuters

Do UOL, em São Paulo

20/10/2019 11h23

No Brasil, o VAR ainda é motivo de irritação para torcedores, técnicos e jogadores pelas polêmicas que vem causando no Campeonato Brasileiro.

Citada como bom exemplo neste quesito por "saber usar" a ferramenta, a Inglaterra não passou ilesa das críticas no duelo entre Tottenham e Watford, disputado ontem e válido pelo Campeonato Inglês.

Faltando pouco para o término da partida, o placar era de 1 a 0 para o Watford. Aos 41 minutos, no entanto, Dele Alli aproveitou uma falha do goleiro Foster para empatar o jogo.

O VAR foi acionado para checar um possível toque com o braço do inglês na jogada. Rapidamente, o gol foi confirmado pelo árbitro do duelo. Foi logo depois disto que o erro aconteceu.

Os torcedores do Tottenham - que era o mandante da partida - ficaram confusos após a decisão do árbitro. Isso porque o telão do estádio exibiu a mensagem que o gol havia sido invalidado pela arbitragem. Segundos depois, no entanto, o erro foi corrigido e os torcedores do time londrino fizeram a festa.

Horas depois de o jogo terminar empatado, a empresa responsável pela tecnologia do VAR emitiu um comunicado pedindo desculpa pelo equívoco.

"O Hawk-Eye pede desculpas aos fãs do Tottenham e do Watford pela confusão causada. Estamos trabalhando em conjunto com o Conselho Profissional de Oficiais de Partidas de Jogos (órgão responsável pelos árbitros profissionais da Inglaterra) e a Premier League para entender a causa deste problema e propor uma série de medidas para garantir que isso não ocorra novamente", diz a nota.

Com o empate, o Tottenham chegou a 12 pontos na tabela e não conseguiu encostar na zona de classificação para a Liga dos Campeões. A situação do Watford é pior ainda: o time amarga a lanterna do torneio com apenas 4 pontos em 9 partidas.

Futebol