Topo

Palmeiras

Palmeiras abre série como mandante contra Bota para não perder Fla de vista

Palmeiras de Dudu tenta reencontrar as vitórias após três rodadas seguidas sem ganhar - Bruno Ulivieri/AGIF
Palmeiras de Dudu tenta reencontrar as vitórias após três rodadas seguidas sem ganhar Imagem: Bruno Ulivieri/AGIF

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

12/10/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Palmeiras enfrenta o Botafogo hoje e a Chapecoense na quarta, ambos em casa
  • Já o Flamengo, hoje oito pontos à frente, pega Athletico-PR e Fortaleza fora
  • Sequência é crucial para manter as pretensões alviverdes de brigar pelo título
  • Time de Mano Menezes não vence há três rodadas e vem de derrota para o Santos

Oito pontos atrás do líder Flamengo no Campeonato Brasileiro, o Palmeiras mantém a confiança de que é possível chegar e brigar pelo título até o final. Depois de três rodadas sem ganhar na competição, a equipe de Mano Menezes abre hoje, às 21h, contra o Botafogo, uma sequência de dois jogos como mandante com o objetivo de voltar às vitórias, acumular seis pontos e evitar que o Rubro-Negro "suma de vista" na ponta da tabela.

O começo dos sonhos de Mano, com cinco vitórias em cinco jogos, turbinou as pretensões alviverdes. O lateral esquerdo Diogo Barbosa chegou a afirmar em entrevista coletiva que via a disputa pelo título concentrada em Flamengo e Palmeiras, citando a qualidade dos elencos como fator decisivo. Hoje, o Verdão ocupa a terceira posição, com os mesmos 47 pontos do Santos, mas uma vitória a menos.

O Santos, aliás, foi o responsável pelo último resultado negativo da equipe, em uma vitória dominante por 2 a 0 na Vila Belmiro, na última quarta-feira (9). A 14 rodadas do final, o Palmeiras tenta tirar lições do próprio exemplo, já que a equipe chegou a liderar o Brasileiro de forma isolada, com os mesmos oito pontos de vantagem sobre o Fla, ainda sob o comando de Luiz Felipe Scolari, no primeiro semestre, para depois cair drasticamente de produção após a Copa América.

O jogo contra o Botafogo acontece no Pacaembu porque o Allianz Parque vai receber novamente shows da dupla Sandy & Junior neste final de semana. Depois, na quarta-feira (16), o Palmeiras pega a Chapecoense, aí sim no Allianz. Qualquer coisa fora de duas vitórias nessas partidas será vista como catastrófica para os objetivos da equipe na última chance de título de 2019. O Flamengo, por sua vez, faz nesse intervalo dois jogos fora de casa, contra Athletico-PR e Fortaleza.

Para o jogo de hoje, Mano tem problemas. Além dos desfalques de Weverton e Gustavo Gómez, convocados respectivamente por Brasil e Paraguai, o treinador "ganhou" ainda as ausências de Luiz Adriano (lesão na coxa), Felipe Melo (terceiro cartão amarelo) e Willian (expulso). Outras baixas já antigas são Mayke e Ramires, ainda sob cuidados do Núcleo de Saúde e Performance do clube.

O treinador evitou reclamar dos desfalques e disse que o elenco tem força para compensar. Ele encerrou a preparação para a partida ontem, em treino fechado na Academia de Futebol, e manteve a escalação com dúvidas. Jailson x Fernando Prass, Thiago Santos x Matheus Fernandes e Lucas Lima x Gustavo Scarpa são alguns dos duelos por posição, além da disputa entre Borja, Deyverson e Henrique Dourado pelo posto de centroavante.

Seja qual for o time escolhido, o Palmeiras terá a missão de reencontrar as vitórias e o bom futebol que já foi apresentado na maioria dos oito jogos sob o comando de Mano até aqui. A bola rola no Pacaembu a partir das 21h.

FICHA TÉCNICA

Palmeiras x Botafogo

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 12 de outubro de 2019 (sábado)
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves e Elio Nepomuceno de Andrade Júnior (RS)
VAR: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)

Palmeiras: Jailson (Fernando Prass); Marcos Rocha, Luan, Vitor Hugo e Diogo Barbosa; Thiago Santos (Matheus Fernandes), Bruno Henrique e Gustavo Scarpa (Lucas Lima); Dudu, Carlos Eduardo (Zé Rafael) e Borja (Deyverson ou Henrique Dourado). Técnico: Mano Menezes

Botafogo: Diego Cavalieri; Fernando, Carli, Gabriel e Gilson; Alan Santos, João Paulo e Bochecha; Luiz Fernando, Leo Valência e Victor Rangel (Vinicius Tanque). Técnico: Bruno Lazaroni (interino)

Palmeiras