Topo

Palmeiras

A 14 jogos do fim do contrato, Henrique Dourado ainda espera 1ª chance

Henrique Dourado chegou em julho e tem treinado normalmente, mas ainda não jogou - Cesar Greco/SE Palmeiras
Henrique Dourado chegou em julho e tem treinado normalmente, mas ainda não jogou Imagem: Cesar Greco/SE Palmeiras

Danilo Lavieri e Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

11/10/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Henrique Dourado chegou ao Palmeiras em julho e ainda não estreou
  • Contrato do "Ceifador" vai até o final do ano, e chineses pagam salários
  • Na CBF, Palmeiras registrou atacante com vencimentos de R$ 30 mil
  • Dourado é quarta opção do ataque e vive expectativa de jogar contra o Botafogo

Com contrato apenas até o final da temporada com o Palmeiras, Henrique Dourado ainda espera receber sua primeira oportunidade com a camisa do clube desde seu retorno. Emprestado pelo Henan Jianye, da China, quase de graça, o centroavante até agora não foi utilizado por Mano Menezes e tem apenas mais 14 jogos até o fim do ano para tentar contribuir de alguma forma com a equipe.

Contratado de forma surpreendente pelo Palmeiras em julho, Dourado foi visto como um negócio de oportunidade pela diretoria. Os chineses ofereceram o empréstimo e se dispuseram a bancar os salários do centroavante, que havia quebrado a perna em março e por isso não foi inscrito na liga local. O Verdão paga ao atleta apenas uma "ajuda de custo" - ele está registrado na CBF com vencimentos de R$ 30 mil.

Com passagem anterior pelo Palmeiras em 2014, quando foi o artilheiro do time no ano, Dourado chegou até a ligar para o diretor de futebol Alexandre Mattos para se oferecer ao clube, dizendo-se palmeirense de coração. O alviverde fechou a contratação por empréstimo, mas uma semana depois foi atrás de outro centroavante no mercado: Luiz Adriano, que estava no Spartak Moscou, da Rússia.

A intenção do Henan Jianye era que Dourado finalizasse sua recuperação no Palmeiras e se mantivesse em atividade até o final do ano, mas até agora ele não jogou. Recuperado clinicamente da fratura, tem treinado normalmente com o grupo praticamente desde que chegou, mas é apenas a quarta opção para o ataque: Luiz Adriano é o titular, Borja virou o reserva imediato com Mano, e Deyverson aparece como o terceiro nome.

Por enquanto, o "Ceifador" apenas esteve no banco de reservas em três partidas do Brasileirão, contra Flamengo (no último jogo de Felipão), Fluminense e Fortaleza. Questionado sobre o assunto pouco depois de assumir a equipe, Mano afirmou que o motivo para deixar Dourado e, às vezes, Deyverson fora até do banco de reservas é simplesmente opção técnica, já que apenas 23 nomes podem ser relacionados para cada jogo.

Com Luiz Adriano lesionado e Willian suspenso para o jogo deste sábado (12) contra o Botafogo, Dourado vive novamente a expectativa de enfim ganhar a primeira oportunidade em seu retorno ao Palmeiras. A concorrência será, novamente, com Borja e Deyverson, que estão em baixa com Mano. O Verdão faz um último treino na tarde de hoje para encerrar a preparação para a partida, que acontece às 21h de amanhã, no Pacaembu.

Palmeiras