Topo

Brasileirão - 2019

Federação sai em defesa de Avaí e Chape e dispara contra o VAR: "Absurdo"

Do UOL, em Santos (SP)

07/10/2019 17h18

Resumo da notícia

  • Federação Catarinense saiu em defesa de Avaí e Chapecoense
  • FCF acredita que o VAR tenha sido usado de forma 'injusta e absurda'
  • "O futebol catarinense sofreu duas fortes agressões", diz trecho da nota
  • Reclamação acontece após as vitórias de Flamengo e CSA

A Federação Catarinense de Futebol (FCF) soltou hoje (7) uma nota de repúdio contra as "decisões equivocadas na análise da tecnologia aplicada na arbitragem (VAR)". Na visão da cúpula da entidade, esses alegados equívocos "prejudicaram de forma grosseira seus dois representantes na Série A", o Avaí e a Chapecoense, que estão na zona de rebaixamento do Brasileirão.

No início da nota, a federação se diz favorável à tecnologia, mas observou que o futebol catarinense sofreu "duas fortes agressões" nos jogos contra CSA e Flamengo, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Na partida da Chape, a reclamação é por conta do polêmico gol de Bruno Henrique que deu a vitória ao Flamengo por 1 a 0. Os catarinenses viram impedimento do jogador rubro-negro.

No caso de CSA x Avaí, os catarinenses reclamam do pênalti marcado por Anderson Daronco que resultou no segundo gol do time alagoano, quando o placar estava em 1 a 1, no Rei Pelé. Os donos da casa venceram o confronto por 3 a 1.

A FCF diz que não pactua com uso do VAR "para servir de pressão e escudo à fuga de responsabilidade das autoridades de dentro do campo" e vê como "injusto e absurdo que a decisão final esteja alocada a quem está longe do clima da partida".

"Assim, a Federação Catarinense de Futebol abraça as inconformidades manifestadas por seus filiados, repudia a forma como foram causados os imensuráveis prejuízos ao futebol catarinense e apela no sentido de que o uso da tecnologia e a arbitragem, sejam ferramentas para estabelecer a justiça em todos os jogos", completa a nota.

Veja a nota completa:

O futebol catarinense sofreu duas fortes agressões no último domingo (6) quando decisões equivocadas na análise da tecnologia aplicada na arbitragem (VAR), prejudicaram de forma grosseira seus dois representantes na Série A do Campeonato Brasileiro, Associação Chapecoense de Futebol e Avaí Futebol Clube.

Defensora do uso da referida tecnologia, que surgiu para auxiliar a arbitragem e transformar o jogo mais justo e dentro das regras, a FCF não pactua com o seu uso para servir de pressão e escudo à fuga de responsabilidade das autoridades de dentro do campo. Se a regra do jogo permite interpretação, é injusto e absurdo que a decisão final esteja alocada a quem está longe do clima da partida imaginando ações e decidindo por pseudos movimentos, nem sempre concretizados em infrações.

Assim, a Federação Catarinense de Futebol abraça as inconformidades manifestadas por seus filiados, repudia a forma como foram causados os imensuráveis prejuízos ao futebol catarinense e apela no sentido de que o uso da tecnologia e a arbitragem, sejam ferramentas para estabelecer a justiça em todos os jogos.

Siga o UOL Esporte no