Topo

UOL Esporte vê TV


Pênalti polêmico marcado por Daronco é questionado por comentarista e web

O árbitro Anderson Daronco  - Thiago Ribeiro/AGIF
O árbitro Anderson Daronco Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/10/2019 21h22

Na luta contra o rebaixamento, o CSA conseguiu um grande resultado hoje. Em confronto direto contra o Avaí, em Maceió, o time da casa venceu por 3 a 1. No entanto, o que mais repercutiu na partida não foi o resultado, mas um lance de pênalti para time alagoano. No segundo tempo, quando o duelo estava empatado, Anderson Daronco anotou penalidade máxima sobre Ricardo Bueno após consultar o VAR. O comentarista Paulo César de Oliveira, do Grupo Globo, e a web, como um todo, questionaram a decisão do árbitro.

"Tem o contato nas costas do Ricardo Bueno. A gente vê esse ponto de contato na câmera lenta. Mas, olhando na velocidade normal - que é como o lance deve ser julgado pelo VAR, eu não marcaria o pênalti. O contato não é suficiente para a queda do atacante. Ele sente o contato e se atira", disse o comentarista.

Paulo César de Oliveira foi além em sua análise, dizendo que o árbitro de vídeo não deveria sequer ter chamado Andeson Daronco para rever o lance, uma vez que não se tratava de um lance de erro claro e evidente do árbitro de campo.

"Outro problema do lance é que o VAR deve chamar o árbitro para consultar as imagens quando há erro claro e evidente. Esse não é um lance deste tipo. O atleta do Avaí encosta no jogador do CSA buscando uma referência, um contato normal e, a partir deste contato, o atacante se joga. A penalidade não deveria ser marcada", reiterou Paulo César de Oliveira, que comentou o jogo no SporTV.

A web também não perdoou a decisão de Anderson Daronco em marcar o pênalti. No Twitter, o nome do árbitro chegou a figurar entre os assuntos mais comentados. Na maioria dos comentários, os internautas criticaram a decisão.