Topo

Cássio faz milagres na semana, mas estilo Carille faz ídolo trabalhar pouco

Cassio fez duas grandes defesas na sequência durante o jogo entre Corinthians e Chapecoense - Renato Padilha/AGIF
Cassio fez duas grandes defesas na sequência durante o jogo entre Corinthians e Chapecoense Imagem: Renato Padilha/AGIF

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

04/10/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Cássio fez duas grandes defesas contra a Chape e quatro em treinamento um dia antes no CT Joaquim Grava
  • Cássio é apenas o 17º colocado em defesas difíceis e 13º em defesas simples no Campeonato Brasileiro
  • Melhor defesa do Brasileiro é do Corinthians, com 13 gols sofridos. Sistema sólido de Carille colabora para que Cássio trabalhe pouco

O goleiro Cássio vive uma semana atípica. O ídolo corintiano protagonizou uma sequência de duas defesas impressionantes na vitória do Corinthians contra a Chapecoense, na última quarta-feira (2), na Arena Condá, além de fazer milagres em treino no CT Joaquim Grava. O clube paulista, aliás, divulgou o vídeo com uma sequência de quatro defesas contra os jogadores do time de Parque São Jorge em treinamentos.

No entanto, apesar da semana de milagres, Cássio é um goleiro que trabalha pouco no Campeonato Brasileiro. O estilo retranqueiro do time de Fábio Carille, que se destaca com uma defesa sólida, colabora para que o camisa 12 não seja tão acionado nos jogos.

Segundo Footstats, Cássio é apenas o 17º colocado no ranking dos goleiros que realizam defesas difíceis no Brasileiro, com 12 defesas. Além disso, o ídolo corintiano é somente o 13º colocado no ranking de defesas simples, com 38. Jordi, do CSA, é o líder nos dois quesitos, com 67 defesas simples e 39 difíceis.

No entanto, o goleiro fazer muitas defesas não depende de estar na parte de baixo da tabela, como o CSA. O goleiro, Tiago Volpi, do São Paulo, que disputa vaga na Copa Libertadores na competição, é o segundo jogador da posição que mais faz defesas no Brasileiro, com 57.

Lomba, do Internacional, também se destaca com 48 defesas, em um time que briga na parte de cima da tabela.

Cássio, na verdade, se beneficia pelo sistema defensivo do Corinthians. O time de Carille é bastante criticado pelo "futebol feio" e pouco ofensivo. No entanto, o treinador se destaca quando o assunto é defender. O Timão, aliás, possui a melhor defesa do Brasileiro, com apenas 13 gols sofridos. Cássio sofreu 12, enquanto Walter foi vazado uma vez.

Fábio Carille treina o sistema defensivo toda a semana. Ele mesmo posiciona os jogadores e faz os cruzamentos durante os treinamentos, no CT Joaquim Grava. Outro beneficiado com a especialidade do treinador foi Manoel, que superou fase ruim e cresceu de rendimento sob o comando de Carille.