Topo

Real Madrid

Do massacre virtual à ajuda de Zidane: a história do choro de Vinícius Jr.

Vinicius Junior se emociona ao comemorar seu gol na vitória do Real Madrid sobre o Osasuna - VI Images via Getty Images
Vinicius Junior se emociona ao comemorar seu gol na vitória do Real Madrid sobre o Osasuna Imagem: VI Images via Getty Images

João Henrique Marques

Colaboração para o UOL, em Paris (FRA)

26/09/2019 12h02

Resumo da notícia

  • Vinícius Júnior marcou um dos gols dos 2 a 0 do Real Madrid sobre o Osasuna
  • Na comemoração, ele chorou bastante. Foi um desabafo contra as críticas da imprensa
  • Vinícius acredita que é tratado com desrespeito na Espanha
  • A impressão se consolidou ao ver que as críticas viraram memes

O golaço de fora da área de Vinícius Júnior na vitória por 2 a 0 do Real Madrid sobre o Osasuna ontem (25), no Santiago Bernabéu, pelo Campeonato Espanhol, foi comemorado com o marcante choro do brasileiro, então ajoelhado no gramado. Um desabafo de quem conviveu com duras críticas pela ausência de gols e ainda busca recuperar o espaço perdido no time desde a ruptura de ligamentos do tornozelo direito que o afastou dos campos por quase três meses.

Aos 19 anos, Vinícius é consumidor voraz de notícias relacionadas ao seu futebol. O problema é que as críticas pela falta de pontaria foram transformadas em memes e posts ofensivos nas mídias sociais e perturbaram o brasileiro. Em seu entorno, é grande a percepção de abatimento.

Fluente em espanhol, Vinícius também acompanha as críticas da dura mídia madrilena em jornais e programas de televisão. O comentarista Cristóbal Soria, do programa esportivo Chiringuito, da TV Mega, líder de audiência noturna na Espanha, já foi até bloqueado das redes sociais por se caracterizar como um personagem que zomba dos erros do brasileiro.

Vinícius acredita que é tratado com desrespeito. A grave lesão o tirou a possibilidade de participar do reinício de trabalhos do treinador Zinedine Zidane no Real Madrid. Além disso, o atacante ficou de fora da esperada convocação para a Copa América. Dias antes, ele havia participado como garoto propaganda da Confederação Brasileira de Futebol na divulgação do uniforme da seleção brasileira para a disputa do torneio.

Escalado costumeiramente pela direita no Real Madrid de Zidane, o jogador se adapta à nova função. A ponta esquerda, sua posição de origem, muitas vezes destinada a Gareth Bale, agora ainda tem o belga Hazard como concorrente de peso.

A ajuda de Zidane

Embora carregue descontentamento pelas poucas oportunidades pelo lado esquerdo do ataque, Vinícius Júnior tem profunda admiração por Zidane. Ao francês, ele pediu ajuda para aprimorar as finalizações e passou a ter treino individual no fundamento.

Ao menos uma vez pela semana, Zidane reserva parte do treino para estar ao lado de Vinícius dando os passes e conversando sobre técnicas de chute. Especialista em finalizações, o centroavante francês Karim Benzema é um admirador do futebol do brasileiro e também o ajuda constantemente no fundamento.

"Desde a minha lesão, estava sendo complicado voltar a jogar bem. Agora me sinto mais tranquilo. Zidane e meus companheiros me ajudam muito", disse Vinícius Júnior, em entrevista à Real Madrid TV após a vitória contra o Osasuna.

"Tento dar sempre confiança a jogadores como o Vinícius. Fico muito feliz por ele, havia muita pressão. Mas agora vamos seguir em frente, descansar e valorizar a partida que foi feita" destacou Zidane.

O gol feito por Vinícius Júnior foi o seu primeiro na temporada, no terceiro jogo realizado pelo jogador como titular. Na última temporada do Campeonato Espanhol, ele marcou dois gols em 18 partidas, sendo 9 delas como titular.

"Geralmente eu não chuto de fora da área, mas essa eu consegui dominar muito bem, e ficou muito claro para chutar. E antes do jogo, o Zidane tinha perguntado se eu ia fazer gol, e disse que ia fazer. Ele me perguntou: 'certeza?'. Eu disse que sim", contou Vinícius, em seu canal de vídeo no YouTube.

Real Madrid