Topo

Grêmio apresenta laudos técnicos e tenta 'aumentar' Arena ainda em 2019

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

13/09/2019 04h00

O Grêmio está em fase avançada de negociação com órgãos de segurança para aumentar a capacidade da Arena, na zona norte de Porto Alegre. Inaugurado em dezembro de 2012, o estádio poderá ganhar mais 3,3 mil lugares na Arquibancada Norte. Resta o aval do Corpo de Bombeiros, que analisa itens do PPCI (Plano de Prevenção Contra Incêndio).

A meta é fazer com que a Arena do Grêmio chegue a quase 59 mil lugares. Atualmente, o estádio opera com a capacidade de 55.662 torcedores.

O DTG (Departamento do Torcedor Gremista) tem dialogado com o Ministério Público, Brigada Militar e Bombeiros para atestar que a estrutura do estádio suporta mais público do que a capacidade liberada atualmente. Depois que a grade de proteção cedeu na Arquibancada Norte, em jogo contra a LDU, pela fase preliminar da Libertadores de 2013, o setor foi interditado e passou por modificações. As alterações ao projeto original reduziram o número de pessoas permitidas no local. Hoje, são liberados 5,5 mil torcedores no setor.

O Grêmio acumulou laudos técnicos e estudos arquitetônicos para mostrar que as rotas de saída de emergência podem ser alteradas sem afetar os parâmetros de segurança. Também consta no mini dossiê entregue às autoridades que a biometria e os protocolos reduziram brigas e conflitos. Os incidentes raros reforçam a ideia de que não são necessários espaços desocupados.

De abril até agora, houve avanço em várias frentes. Nos últimos 40 dias, no entanto, o projeto não avançou por conta de revisão técnica do Corpo de Bombeiros.

A ideia dourada é ter aval técnico e autorização para aumentar a capacidade já diante do Flamengo, pela partida de ida da semifinal da Libertadores. O primeiro jogo diante do Rubro-Negro será em 2 de outubro.

Bem antes disso, o Grêmio volta a jogar em casa. No domingo, às 16h (de Brasília), o time de Renato Gaúcho recebe o Goiás, pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro.

Mais Grêmio