Topo

Futebol


Quem disse que não pode mais ter Gre-Nal decisivo em 2019?

Grêmio e Internacional podem decidir o Campeonato Brasileiro de Aspirantes de 2019 - Divulgação/Grêmio FBPA
Grêmio e Internacional podem decidir o Campeonato Brasileiro de Aspirantes de 2019 Imagem: Divulgação/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek e Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

12/09/2019 04h00

Grêmio e Internacional poderiam ter se encontrado duas vezes em mata-matas, protagonizando confrontos inéditos e históricos, mas não se cruzaram. O clube colorado caiu na Libertadores, e o gremista foi eliminado na Copa do Brasil. Gre-Nal decisivo adiado, certo? Errado. Os rivais dependem apenas de si para mergulharem em duelo decisivo na reta final da temporada. Trata-se da possível final do Campeonato Brasileiro de Aspirantes.

A dupla Gre-Nal joga no Rio Grande do Sul, hoje (12), as semifinais do torneio organizado pela CBF e que reúne atletas até 23 anos - com exceção pontual a jogadores mais velhos.

O Inter recebe o Bahia, em Alvorada, depois de virar o jogo de ida, fora de casa, e tem a vantagem da vitória em Salvador por 2 a 1. O Grêmio atua em Eldorado do Sul diante do Vitória e também venceu a primeira partida da semi: 1 a 0 no Barradão.

Ou seja, os rivais podem até empatar que avançam a final e se encontram em dois clássicos.

Para o Internacional, a classificação tem um gosto especial. O clube já decidiu o título em 2017 e 2018 e pode chegar à decisão pela terceira vez. Na primeira vez, venceu o Santos. No ano passado, perdeu para o São Paulo.

No Inter, o elenco comandado por Ricardo Cobalchini tem nomes conhecidos e frequentes no grupo principal. O zagueiro Fábio Alemão (que esteve emprestado ao Paysandu), o meia José Aldo, o volante José Gabriel, o lateral direito Dudu, o centroavante Pedro Lucas, o goleiro Keiller, o lateral direito Heitor, o zagueiro Bruno Fuchs e o também zagueiro Roberto, todos membros do elenco de cima que participaram de jogos do campeonato.

O Grêmio dirigido por Thiago Gomes bebe da política de valorizar a base e mantém o ritmo ao aproveitar destaques como Léo Chu, Jhonatan Robert e Isaque. Nesta semana, jovens que estão no elenco principal sob as ordens de Renato Gaúcho foram liberados para ficar à disposição do chamado time de transição. São os casos de Rodrigues, Darlan, Guilherme Azevedo e Da Silva.

A equipe gremista tem como destaque Ferreira, autor de dez gols e artilheiro do Brasileirão de Aspirantes. O meia-atacante tem sido observado por Renato Portaluppi e pode ser promovido ao elenco principal no início do ano que vem.

Todos os nomes, dos dois lados dos rivais gaúchos, possuem algum tipo de perspectiva futura. Um Gre-Nal na decisão surge como teste de fogo para a carreira de cada um. Para chegar lá, é preciso fazer valer a vantagem obtida diante da dupla Ba-Vi na semana passada.

Mais Futebol