Topo

Juve reedita dupla campeã da Libertadores com Santos por sonho da Champions

Danilo e Alex Sandro, na época em que jogavam no Santos - Ricardo Saibun/Santos FC
Danilo e Alex Sandro, na época em que jogavam no Santos Imagem: Ricardo Saibun/Santos FC

Do UOL, em São Paulo

08/08/2019 04h00

Ao acertar com o Manchester City a troca de João Cancelo por Danilo, a Juventus reedita uma dupla campeã continental, o grande sonho da equipe para a temporada que se inicia. Ainda muito jovens, Danilo e Alex Sandro, atual lateral esquerdo da Juve, participaram da campanha vitoriosa do Santos na Libertadores em 2011.

Alex Sandro teve um papel mais discreto na campanha. Apesar de ter jogado quase todos os jogos, ele quase sempre saía do banco de reservas. As exceções foram na fase final, quando começou jogando o segundo duelo da semifinal contra o Cerro Porteño e foi titular no jogo de ida da final contra o Peñarol.

Já Danilo é considerado um dos jogadores mais importantes daquela conquista. Revezando entre a lateral direita e a posição de volante, o brasileiro marcou dois gols fundamentais para o título santista.

O principal deles aconteceu ainda na fase de grupos, contra o Cerro Porteño. O Santos foi ao Paraguai com a obrigação de ganhar sem os suspensos Elano, Neymar e Zé Love. Logo aos 12 minutos de partida, Danilo soltou, de muito longe, um forte chute de pé esquerdo, sem chances para o goleiro Barreto. O Santos venceu por 2 a 1 e respirou na competição.

Jogadores do Santos comemoram título da Libertadores de 2011 - REUTERS/Nacho Doce - REUTERS/Nacho Doce
Imagem: REUTERS/Nacho Doce

A segunda jogada de destaque aconteceu no Pacaembu, no jogo de volta contra o Peñarol, pela final. Danilo foi o responsável pelo segundo gol da vitória por 2 a 1.

Agora mais experientes e prováveis titulares da Juventus, os dois brasileiros têm a missão de ajudar Cristiano Ronaldo a conquistar a tão sonhada Liga dos Campeões. Dominante dentro da Itália, a "Velha Senhora" de Turim não conquista o título continental desde a temporada 1995/96.