Topo

O que quase ninguém viu em Brasil x Argentina pela Copa América no Mineirão

Gabriel Jesus e Everton Cebolinha comemoram gol no jogo Brasil x Argentina - REUTERS/Washington Alves
Gabriel Jesus e Everton Cebolinha comemoram gol no jogo Brasil x Argentina Imagem: REUTERS/Washington Alves

Danilo Lavieri, Marcel Rizzo, Pedro Lopes e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

03/07/2019 16h00

Uma bela atuação de Gabriel Jesus, com gol e assistência para Roberto Firmino, o show da torcida brasileira ao cantar o hino à capela e até a presença do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Quem foi ao Mineirão ou assistiu à semifinal da Copa América 2019 pela TV viu tudo isso. Mas aconteceu mais no jogo entre Brasil e Argentina, muito mais.

O UOL percorreu estacionamento, corredores e cadeiras do Gigante da Pampulha para contar o que nem todo mundo viu durante a partida vencida pela equipe de Tite por 2 a 0. Confira, abaixo, o que houve no local:

Bolsonaro ganhou camisa do Cruzeiro

Jair Bolsonaro mostra camiseta do Cruzeiro à torcida no Mineirão - UOL - UOL
Jair Bolsonaro mostra camiseta do Cruzeiro à torcida no Mineirão
Imagem: UOL
Antes de a partida começar, o presidente Jair Bolsonaro acenou para os torcedores que estiveram no estádio. Ele ficou na tribuna de honra do Mineirão e, em determinado momento, recebeu um presente de um torcedor que estava em um setor superior ao seu. Na ocasião, o brasileiro entregou uma camiseta do Cruzeiro a um dos assessores do presidente. Ao recebê-la, o chefe de estado mostrou o uniforme com alegria ao torcedor.

Apoiador de Ciro, Kalil abraça Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro foi ao Mineirão para a partida entre Brasil e Argentina - Mauro PIMENTEL / AFP - Mauro PIMENTEL / AFP
O presidente Jair Bolsonaro foi ao Mineirão para a partida entre Brasil e Argentina
Imagem: Mauro PIMENTEL / AFP
Alexandre Kalil (PSD), prefeito de Belo Horizonte, voltou a um estádio de futebol. O ex-mandatário do Atlético-MG assistiu à partida entre Brasil e Argentina ao lado da comitiva de Jair Bolsonaro, na tribuna de honra do estádio. A princípio, o político não queria ficar no mesmo local do atual chefe de estado, conforme apurado pelo UOL. No entanto, optou pelo espaço por conta da política de boa vizinhança. Antes do início da partida, o prefeito cumprimentou o presidente do Brasil com um abraço. Durante as eleições presidenciais de 2018, Alexandre Kalil apoiou o candidato Ciro Gomes (PDT) ao cargo. No segundo turno, quando Bolsonaro e Fernando Haddad (PT) concorreram, ele não se pronunciou publicamente.

Presidente deixa estádio antes do fim da partida

O Mineirão teve o seu melhor público na Copa América 2019. Ao todo, 55.947 pessoas foram ao estádio para assistir à semifinal entre Brasil e Argentina. Isso fez com que o presidente Jair Bolsonaro deixasse o estádio antes do apito final. O político deixou a tribuna de honra aos 80 minutos de partida. Ele e sua comitiva partiram momentos antes, mais precisamente aos 88 minutos. Todos já estavam no estacionamento, incluindo agentes da polícia local e do exército. A saída não teve transtornos. Além dele, outras figuras públicas optaram por fazer o mesmo. Entre eles, os dirigentes de Atlético-MG e Cruzeiro, que foram ao local para acompanhar o duelo.

Neymar assistiu à partida com dois funcionários do Atlético-MG

Neymar assistiu ao jogo ao lado de Pedro Magalhães, funcionário do marketing do clube - Divulgação - Divulgação
Neymar assistiu ao jogo ao lado de Pedro Magalhães, funcionário do marketing do clube
Imagem: Divulgação
Fora de combate por conta de uma lesão no tornozelo direito, Neymar foi ao Mineirão para assistir ao jogo como espectador. O craque do Paris Saint-Germain ficou em um camarote ao lado de alguns amigos. No espaço, ainda estavam dois dirigentes do Atlético - Pedro Magalhães e Marcelo Machado, ambos ligados ao marketing do clube. Eles assistiram à partida no local, já que têm amigos em comum com o atleta. A dupla, inclusive, aproveitou para entregar uma camiseta do clube mineiro ao atacante de 27 anos.

Jogadores de Atlético-MG e Cruzeiro se misturam em camarote

Leonardo Silva e Réver, jogadores do Atlético-MG, assistiram ao jogo ao lado de familiares em um camarote cedido pelo Mineirão. No mesmo espaço, havia um rival: o goleiro Fábio, do Cruzeiro. O trio foi convidado pela empresa que administra o local e pôde acompanhar a partida ao lado de outras figuras públicas. O UOL viu que o atleta cruzeirense se sentou ao lado de Leonardo Silva no espaço. Réver estava uma fileira abaixo.

Vice do Atlético toma susto ao sair do estádio

Lásaro Cândido Cunha, vice-presidente do Atlético-MG na gestão de Sérgio Sette Câmara, foi ao Mineirão para assistir à semifinal da Copa América 2019. Ao deixar o local, ele tomou um susto. O dirigente caminhava na direção de seu carro no estacionamento e, por pouco, não foi atropelado por um veículo da Rotam (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas), ligada à Polícia Militar. Ao ver que a situação foi acompanhar pela equipe do UOL, brincou: "Teria o meu atropelamento em primeira mão". O dirigente alvinegro não teve problemas e seguiu o caminho para casa normalmente.

Oito cambistas foram detidos durante Brasil x Argentina

Agentes da Polícia Militar e Polícia Civil trabalharam em conjunto nos arredores do Mineirão para procurar possíveis contraventores e criminosos durante a semifinal da Copa América 2019. Ao fim da partida, a reportagem do UOL foi à delegacia que existe no Mineirão para saber sobre as ocorrências. Oito cambistas foram detidos no jogo. Ainda houve detenções por conta de furto e ingressos supostamente falsos.

Polícia atua e separa argentinos e brasileiros em setor do Mineirão

Agentes da polícia, de verde, separam argentinos e brasileiros em setor do Mineirão - UOL - UOL
Agentes da polícia, de verde, separam argentinos e brasileiros em setor do Mineirão
Imagem: UOL
Uma confusão tomou conta do setor amarelo inferior do Mineirão na noite de ontem. Alguns torcedores argentinos arremessaram copos na direção de brasileiros no espaço depois do segundo gol do Brasil na partida, marcado por Roberto Firmino. A tropa de choque da Polícia Militar de Minas Gerais foi acionada e precisou fazer um cordão de isolamento. Após a chegada dos agentes, os ânimos foram contidos e não houve novo problema entre as partes.