Topo

Everton tem sua maior sequência em 2019 no SPFC e preocupa por maratona

Everton, jogador do São Paulo  - Duda Barros/Agif
Everton, jogador do São Paulo Imagem: Duda Barros/Agif

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

17/05/2019 04h00

O departamento de futebol do São Paulo tem motivo para comemorar quando o assunto é Everton. O jogador ficou marcado em sua carreira pelas boas apresentações, mas também pelas lesões musculares. Nesta temporada, o meia atacante está em sua maior sequência de jogos sem lesão, com oito confrontos completos. Domingo, a partir das 11h, contra o Bahia, ele deve ser mais uma vez estar à disposição de Cuca.

Everton é considerado um dos principais nomes do elenco do São Paulo. No ano passado, ele era o destaque do time no Campeonato Brasileiro, quando a equipe liderava a tabela. No entanto, por causa de lesões, desfalcou o Tricolor paulista em parte da competição. Coincidência ou não, em sua ausência, o time caiu de produção e perdeu posições na classificação.

Como acontece com os demais colegas, além do cronograma geral para a equipe, o São Paulo faz um trabalho personalizado com Everton para tentar evitar lesões e melhorar o condicionamento. O resultado neste ano é positivo neste sentido, com um total de 17 partidas oficiais disputadas e dois gols marcados pelo jogador em 2019.

Nos próximos dias, o Tricolor paulista terá de enfrentar uma maratona que pode se transformar em um desafio para Everton. O time vai disputar duas partidas por semana, sendo que ainda vai encarar a pressão de um mata-mata. Já no dia 22 de maio, no Morumbi, a equipe joga contra o Bahia, pela abertura das oitavas de final da Copa do Brasil.

Para evitar o desgaste excessivo dos jogadores, a comissão técnica deu folga para o elenco na terça-feira e já teve o cuidado de acertar o cronograma de treinamento para que os atletas se acostumassem com o horário do jogo de domingo - que começará pela manhã. Desta maneira, as atividades de ontem, hoje e amanhã serão também pela manhã. No dia do confronto, os jogadores vão acordar mais cedo, por volta das 7h, e terão à disposição um café da manhã reforçado, com direito até a macarrão.

Pato

O São Paulo deve contar com o retorno de Alexandre Pato no setor ofensivo. O jogador se recuperou de lesão cervical, sofrida no empate com o Flamengo, e treinou com os demais colegas no campo nesta semana.

Luan

Recuperado de um estiramento na coxa esquerda, o volante também trabalhou com o restante da equipe no gramado. Pela primeira vez neste Brasileirão, o jogador deve ficar à disposição de Cuca.

Desfalques

Para o jogo deste domingo, o São Paulo não deve contar com os zagueiros Anderson Martins, com dores no tornozelo direito, Arboleda (estiramento na coxa esquerda), e com os atacantes Pablo (cirurgia na região lombar da coluna), Rojas (cirurgia no joelho direito) e Gonzalo (suspenso preventivamente por doping).