Topo

O que ainda está em jogo nas principais ligas da Europa

Zico com o troféu da Liga dos Campeões - Friedemann Vogel/Getty Images
Zico com o troféu da Liga dos Campeões Imagem: Friedemann Vogel/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

13/05/2019 04h00

A temporada do futebol Europeu se aproxima do fim com muitos gigantes, como Juventus, Barcelona e Paris Saint-Germain, tendo comemorado títulos nacionais com rodadas de antecedência. Mas ainda há muitos troféus em jogo, incluindo a maior de todas as competições do continente - a Liga dos Campeões.

O UOL Esporte fez um resumo de quais torcedores ainda podem gritar "é campeão" e quais torneios estão em aberto nos países com as principais ligas da Europa. A última final da temporada continental acontece somente no dia 1º de junho, e até lá haverá muita emoção, suor e bola na rede.

Liga do Campeões

Lucas - John Thys/AFP - John Thys/AFP
Imagem: John Thys/AFP

Considerado o maior campeonato de clubes do mundo, a competição tem final inglesa entre dois clubes sem grandes conquistas nos últimos anos. Para completar o cenário, Tottenham e Liverpool chegam à decisão depois de viradas históricas contra rivais poderosos.

A final está marcada para 1º de junho, em Madri, e será a segunda vez em que dois clubes ingleses decidem a Liga dos Campeões.

Liga Europa

Willian - GLYN KIRK/AFP - GLYN KIRK/AFP
Imagem: GLYN KIRK/AFP

Outro campeonato continental e outra final envolvendo clubes do mesmo país. Mas Chelsea e Arsenal não são somente da Inglaterra: os dois têm sede em Londres. A final será disputada em Baku, capital do Azerbaijão.

O jogo marca a volta de Willian à decisão da Liga Europa dez anos depois de o meia ser campeão com o Shakhtar Donetsk. O brasileiro é o líder de assistências na competição, com deu sete passes para gol. A partida está marcada para 29 de maio.

Copa da Inglaterra

Guardiola - Carl Recine/Action Images via Reuters - Carl Recine/Action Images via Reuters
Imagem: Carl Recine/Action Images via Reuters

A chegada de Pep Guardiola era esperança do Manchester City erguer o troféu da Liga dos Campeões. Mais uma vez o sonho ficou pelo caminho com a eliminação diante do Tottenham.

O clube brigou até a rodada final com o Liverpool pelo título do inglês e pode levantar o troféu da competição mais antiga do mundo, a Copa da Inglaterra. A final será realizada em Wembley, templo do futebol que sempre recebe a partida. O jogo vai ocorrer em 18 de maio, quando Manchester City e Watford medirão forças.

Campeonato Alemão

Bayern de Munique - REUTERS/Thilo Schmuelgen - REUTERS/Thilo Schmuelgen
Imagem: REUTERS/Thilo Schmuelgen

Nos últimos anos, o Bayern de Munique foi o dono da Alemanha e acumulou seis troféus seguidos do Campeonato Alemão. O clube joga no próximo sábado para conquistar o sétimo título consecutivo do nacional.

O time tem 75 pontos e enfrenta o Eintrcht Frankfurt. A vitória garante a taça sem depender do resultado do Borussia Dortmund, segundo colocado com 73 pontos. A partida é em casa, e o Bayern tem a possibilidade de fazer a festa diante de seu torcedor.

Copa da Alemanha

Lewandowski - AFP PHOTO / Christof STACHE - AFP PHOTO / Christof STACHE
Imagem: AFP PHOTO / Christof STACHE

Lá vêm eles de novo. O Bayern de Munique pode ganhar outro campeonato nesta temporada. O clube está na decisão da Copa da Alemanha e pega o Leipzig no Estádio Olímpico de Berlim no dia 25 de maio.

Se o desempenho nas competições continentais não foi o esperado pelo investimento e história do clube, ao menos o Bayern pode continuar mandando em casa.

Copa do Rei

Messi - Susana Vera/Reuters - Susana Vera/Reuters
Imagem: Susana Vera/Reuters

O Barcelona dava toda a pinta que estaria na final da Liga dos Campeões depois de ganhar do Liverpool no jogo de ida por 3 a 0. Mas a virada dos ingleses causou turbulência na equipe, e a continuidade de Ernesto Valverde como treinador é questionada.

A situação dele e de seus comandados pode ficar mais calma com um troféu. O clube, que venceu o Campeonato Espanhol com rodadas de antecedência, pode levar a Copa do Rei. A decisão é contra o Valencia em 25 de maio.

Copa da Itália

Atalanta - REUTERS/Massimo Pinca - REUTERS/Massimo Pinca
Imagem: REUTERS/Massimo Pinca

A Juventus ganhar título na Itália não é novidade - o clube é atual octacampeão italiano. Mas a equipe não estará na final da Copa da Itália - caiu para a Atalanta, uma das finalistas do torneio. O rival na decisão é a Lazio, que deixou Milan e Internazionale pelo caminho.

Os dois times jogam para coroar a campanha na competição e se enfrentam em 15 de maio no Estádio Olimpíco de Roma.