Topo

Cruzeiro

Mesmo reserva, Jadson 'ganha' Mano com vigor e polivalência no Cruzeiro

Vinnicius Silva/Cruzeiro
Imagem: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

07/05/2019 04h00

Contratado junto ao Fluminense no início do ano, em negociação que levou Bruno Silva para o Rio de Janeiro, Jadson nunca deu sinais suficientes de que poderia desbancar os concorrentes e se firmar como titular do Cruzeiro. Nem por isso, o jogador deixou de ser utilizado por Mano, e é, hoje, um dos suplentes mais utilizados pelo treinador. O motivo de ser chamado com frequência pelo comandante é a alta intensidade colocada em campo e a polivalência para fazer inúmeras funções dentro das quatro linhas.

Apesar de Jadson ter chamado atenção no tricolor carioca, Mano Menezes já acompanhava o volante desde a época da Ponte Preta, ainda na temporada de 2017. Após a chegada do reforço, o técnico destacou sua capacidade para ajudar o time a jogar de maneiras diferentes. Na prática, uma das coisas que Mano queria contar era com sua aptidão para atuar em mais de uma posição, sempre em alta intensidade. Além disso, o treinador também destacou as características de Jadson como volante de boa saída e boa chegada, fator fundamental para ter virado o 'motor' do Flu em 2018.

Dos atletas que não estão no chamado 'time ideal' do Cruzeiro, Jadson é o terceiro mais utilizado em campo. Com passes certeiros e boa movimentação, ele jogou 12 dos 24 compromissos do time no ano. Os números só são inferiores aos de Lucas Silva e Rafinha, que entraram em campo em 14 ocasiões.

Na vitória por 2 a 1 contra o Goiás, Jadson foi novamente promovido ao campo de jogo por Mano Menezes, desta vez para atuar fora do meio-campo. No Fluminense de Abel Braga, ele já havia quebrado o galho na lateral, como volante mais adiantado ou até como meia. No Mineirão, Edílson foi poupado e sequer ficou no banco. Orejuela sentiu o condicionamento físico e acusou o cansaço no segundo tempo. Sem opções na lateral, Mano recorreu a Jadson, e ficou satisfeito.

"Nós tínhamos a necessidade de continuar passando pelo lado direito. O Jadson deu a saúde de novo, é um jogador que tem entrado bem, me dá confiança para utilizá-lo em várias posições. Foi isso que fez a gente trazer para o nosso elenco", falou o treinador.

Apesar da difícil tarefa de desbancar Henrique e Romero no time titular, a concorrência de Jadson pode ter um jogador a menos em breve. Neste meio do ano, Lucas Silva encerra seu contrato de empréstimo pelo Real Madrid. Apesar da vontade de ficar, a permanência do jogador ainda é incerta, e a diretoria celeste precisa negociar sua situação com os merengues.

Cruzeiro