Topo

Esporte


Ajax vence Tottenham fora de casa e se aproxima da final da Champions

Van de Beek comemora gol do Ajax contra o Tottenham - Reuters/Andrew Couldridge
Van de Beek comemora gol do Ajax contra o Tottenham Imagem: Reuters/Andrew Couldridge

Do UOL, em São Paulo

30/04/2019 17h57

O Ajax largou na frente contra o Tottenham, hoje, no primeiro duelo pela semifinal da Liga dos Campeões. Os holandeses marcaram no primeiro tempo e seguraram a pressão dos ingleses na etapa final. Final: vitória por 1 a 0, fora de casa, no Tottenham Stadium.

Van de Beek fez o único gol do jogo logo aos 15 minutos, quando os visitantes dominavam o duelo. Ele recebeu livre na área e mostrou tranquilidade para marcar.

O jogo de volta será na quarta-feira da semana que vem, dia 8 de maio, na Amsterdã Arena, casa do Ajax. Os holandeses se classificam para a final com um empate. Na outra semifinal, Liverpool e Barcelona se enfrentam amanhã pela partida de ida.

Rafael Reis: Ajax colocou Tottenham na roda

UOL Esporte

Quem foi bem: Van de Beek

Reuters/Andrew Couldridge
Imagem: Reuters/Andrew Couldridge

O meia do Ajax apareceu como efeito surpresa para abrir o placar para o Ajax. Depois, também teve importante papel tanto nos contra-ataques no segundo tempo quanto na marcação. Não faltou fôlego para o camisa 6 ao longo dos 90 minutos.

Quem foi mal: Trippier e Sánchez

REUTERS/Dylan Martinez
Imagem: REUTERS/Dylan Martinez

A defesa do Tottenham já vacilou no gol do Ajax, deixando Van der Beek em posição legal, mas os erros continuaram no segundo tempo. Sánchez e Trippier erraram em dois lances que quase resultaram em mais gols dos visitantes.

Ajax abre o placar após pressão

O Ajax começou melhor e não demorou para abrir o placar. Aos 15 minutos, Van de Beek recebeu livre de Ziyech, teve tempo de escolher o canto e bateu com tranquilidade quando Lloris já estava no chão. O juiz espanhol Antonio Mateu esperou o árbitro de vídeo (VAR), que confirmou o gol. A posição de Van de Beek era duvidosa.

Vertonghen bate a cabeça, passa mal e sai de campo

REUTERS/Dylan Martinez
Imagem: REUTERS/Dylan Martinez

Aos 31 minutos, Vertonghen foi dividir com o goleiro Onana, mas cabeceou em cheio a cabeça de Alderweireld. O camisa 5 sofreu um corte no nariz e sangrou muito. Ele foi atendido em campo, e a partida só recomeçou quatro minutos depois. O defensor trocou o uniforme, sujo de sangue, e retornou aos 37, mas não conseguiu continuar e foi substituído passando mal. Sissoko entrou em seu lugar.

Tottenham sente falta de Kane e Son

REUTERS/Dylan Martinez
Imagem: REUTERS/Dylan Martinez

O atacante se recupera de lesão no tornozelo, enquanto o sul-coreano cumpriu suspensão contra o Ajax. Desta forma, Pochettino optou por começar com Llorente e Lucas no ataque. Os dois tentaram durante o jogo todo, mas não deram muito trabalho a Onana.

Tottenham domina etapa final, mas não marca

Em cinco minutos, o segundo tempo teve quatro boas chances de gol. Duas para cada lado. O Tottenham chegou com Alli e Llorente, enquanto o Ajax pressionou com Tagliafico e Ziyech. Depois do começo alucinante, os holandeses diminuíram o ritmo e se limitaram a segurar a pressão dos ingleses, mas Onana pouco trabalhou. O goleiro do Ajax até apareceu, mas na maioria das vezes para interceptar os cruzamentos na área.

David Neres acerta a trave

Ian Kington/AFP
Imagem: Ian Kington/AFP

David Neres teve atuação discreta, mas quase fez o segundo do Ajax. Aos 32 minutos, os holandeses fizeram bela troca de passes entre Mazraoui, Tadic e David Neres. O brasileiro recebeu pela esquerda e chutou cruzado, mas a bola carimbou a trave.

FICHA TÉCNICA
TOTTENHAM 0 X 1 AJAX

Data e hora: 30 de abril de 2019, às 16h (de Brasília)
Local: Tottenham Stadium, em Londres (Inglaterra)
Árbitro: Antonio Mateu (Espanha)
Auxiliares: Pau Cebrián e Roberto Díaz (ambos da Espanha)
Gols: Van de Beek, aos 15 do 1º tempo

TOTTENHAM: Lloris; Alderweireld, Sánchez e Vertonghen (Sissoko); Wanyama, Trippier (Foyth), Eriksen, Alli e Rose (Davies); Lucas e Llorente
Técnico: Mauricio Pochetiino

AJAX: Onana; Veltman, De Ligt, Blind e Tagliafico; Schone (Mazraoui), De Jong e Van de Beek; Ziyech (Huntelaar), Tadic e David Neres
Técnico: Erik ten Hag

Mais Esporte