Topo

Palmeiras

Sem Goulart por pelo menos um mês, Palmeiras vê alternativas em alta

Zé Rafael tem feito boas partidas e brilhou na goleada sobre o Fortaleza - Marcello Zambrana/AGIF
Zé Rafael tem feito boas partidas e brilhou na goleada sobre o Fortaleza Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Danilo Lavieri e Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

30/04/2019 04h00

O Palmeiras tem um problema para, no mínimo, as próximas quatro semanas. Ricardo Goulart sofreu uma lesão no menisco lateral do joelho direito e terá que passar por uma nova artroscopia, desfalcando o time por pelo menos mais um mês, mais um período de recondicionamento físico. O consolo que fica para Felipão, porém, é que quase todas as alternativas para a posição estão em alta.

O nome mais em evidência é Zé Rafael. Contratado do Bahia, ele demorou para receber chances de Felipão e tinha seu nome constantemente pedido pela torcida. Nas últimas partidas, enfim o meia tem tido oportunidade de demonstrar a que veio. Na goleada por 4 a 0 sobre o Fortaleza na estreia do Campeonato Brasileiro, ele substituiu o lesionado Goulart logo no começo e contribuiu com dois gols.

Outra opção para a posição de Goulart é usar Gustavo Scarpa centralizado, como Felipão já fez em outras ocasiões. Normalmente aberto pela direita, o camisa 14 tem feito ótima temporada e é o artilheiro da equipe no ano. Mas a facilidade para se movimentar é uma arma a favor do jogador, como ele mostrou bem no jogo com o Fortaleza, trocando de posição constantemente com Zé Rafael e Dudu.

Ainda há a opção de usar mais frequentemente Hyoran. O meia, que também pode jogar aberto, tem contribuído com boas atuações em 2019, apesar de receber menos oportunidades que os companheiros. Quando entra, costuma ir bem. O perfil dedicado e de grupo é outro ponto positivo que conta a favor do camisa 28 internamente.

Por fim, um nome que não tem se destacado como os concorrentes: Lucas Lima. Apesar do ano irregular, o meia fez um bom jogo nos 4 a 0 sobre o Melgar na semana passada, e o clube ainda acredita na sua recuperação. Um dos jogadores mais caros do elenco, ele hoje parece estar mais distante na ordem de preferência de Felipão.

Oportunidades não deverão faltar para que o elenco do Palmeiras seja bastante utilizado, devido à maratona de jogos que o time tem pela frente no Brasileiro. A delegação já está em Maceió, onde enfrenta amanhã o CSA, pela segunda rodada da competição nacional, às 16h (de Brasília), no estádio Rei Pelé. A tendência é que Felipão rode bastante o time, descansando cinco ou seis atletas que começaram jogando contra o Fortaleza.

Enquanto isso, Goulart terá que voltar a se concentrar em sua recuperação física. O meia-atacante chegou ao Palmeiras se recuperando de uma outra artroscopia, devido a uma lesão séria na cartilagem, e vinha seguindo um cronograma específico de condicionamento que o tirou de algumas partidas no ano. É provável que ele volte apenas no segundo semestre, quando o Verdão também terá o reforço de Willian, mais um que se recupera de uma lesão no joelho.

Palmeiras