Topo

Álcool, drogas e irmãos presos: destaque do Ajax quase abandonou futebol

Ziyech, durante partida entre Ajax e Juventus - Olaf KRAAK / BELGA / AFP
Ziyech, durante partida entre Ajax e Juventus
Imagem: Olaf KRAAK / BELGA / AFP

Gustavo Setti

Do UOL, em São Paulo

30/04/2019 04h00

Aos 26 anos, Hakim Ziyech é um dos destaques do semifinalista Ajax na Liga dos Campeões. Ele marcou duas vezes nas oitavas de final contra o Real Madrid e deu uma assistência nas quartas contra a Juventus. Agora, terá o Tottenham pela frente. Mas tudo poderia ser diferente. O meia-atacante se envolveu com drogas e abusou do álcool antes de se tornar jogador profissional.

Os problemas começaram em 2003, quando o então jovem garoto de 10 anos perdeu o pai, Tayeb Ziyech. A morte resultou em uma adolescência rebelde para Hakim, o mais novo de oito irmãos. A família dele é marroquina, mas o jogador do Ajax nasceu na Holanda e defendeu Marrocos na Copa do Mundo da Rússia, no ano passado.

Após perder o pai, ele ainda viu dois irmãos serem presos por roubo. A motivação para persistir no sonho de ser profissional veio com a ajuda de Aziz Doufikar, ex-jogador marroquino que foi um dos primeiros técnicos de Hakim.

"A morte do pai dele o levou para o crime, mas eu o ajudei o máximo que pude para mantê-lo no caminho certo. Eu era seu mentor e de alguma forma sua figura paterna", disse ao site El Mountakhab, em 2017.

Doufikar teve papel fundamental na vida de Ziyech, que não queria mais jogar futebol. "Ele bebia, fumava muito, usava drogas. Ele teve muitos problemas com a lei. Eu tinha notado nele o medo de jogar futebol. A única chance que eu tive foi que ele jogasse em torneios de futsal. Com muita sorte, consegui colocá-lo no mundo do futebol", contou mais tarde ao canal Viraal TV.

Hakim ainda continuou com problemas extracampo na base do Heerenveen, mas estreou profissionalmente pelo clube em 2012. As boas atuações renderam um acordo com o Twente, onde atuou entre 2014 e 2016. Mas ele não foi o único da família Ziyech a tentar a sorte no futebol.

Dois irmãos mais velhos jogaram na base do Zwolle e do Heerenveen, mas acabaram dispensados por indisciplina. "Hakim era a última chance da família. Ele pôde ver com os outros irmãos o que não deveria ser feito", disse Faouzi, irmão mais velho do meia-atacante, durante apresentação de Hakim no Twente.

Depois de dois anos no Twente, veio a chance de defender o Ajax. Ziyech agora está em sua terceira temporada com o clube de Amsterdã e é um dos destaques. Na temporada 2018/19, são 20 gols e 20 assistências em 44 jogos, o que fez surgir interesse de clubes como Manchester United, Manchester City, Liverpool e Bayern.