Topo

São Paulo

Caso de doping pode levar São Paulo a suspender contrato de Carneiro

Gonzalo Carneiro, atacante do São Paulo - Marcello Zambrana/AGIF
Gonzalo Carneiro, atacante do São Paulo Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Demétrio Vecchioli e José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

23/04/2019 04h00

O resultado analítico adverso para cocaína pode render consequências além de uma possível punição pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJDAD) para Gonzalo Carneiro. Caso seja comprovado o doping para a substância, o atacante poderá ter também o seu contrato suspenso com o São Paulo. Indicado por Diego Lugano, o jogador uruguaio tem vínculo com o clube até 31 de março de 2021.

Se esta hipótese for concretizada, o jogador ficaria separado do elenco e sem receber salários durante o período de suspensão. No futuro, o clube ainda avaliaria se iria continuar com o atacante e reintegrá-lo ou se rescindiria o acordo de vez. Pelo Código Brasileiro Antidoping, ele pode ser punido com até dois anos de afastamento dos gramados.

No caso, o teste foi realizado na partida contra o Palmeiras, no dia 16 de março. O exame foi encomendado pela Federação Paulista de Futebol, que faz a coleta e envia o teste para o laboratório. O resultado é informado à Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), responsável por fazer a gestão do resultado e por aplicar suspensão preventiva em casos específicos, como testes positivos para cocaína.

Segundo o procedimento da ABCD, quando preenche a ficha com seus dados para o exame antidoping, um atleta deve indicar um e-mail e um endereço residencial. Foi para esses dois locais, um virtual e um físico, que a entidade mandou a notificação da suspensão a Carneiro. O envio foi feito ao uruguaio na quarta-feira (16) pela manhã ou antes, provavelmente na segunda (14). A legislação antidoping estipula um prazo de sete dias úteis a partir da notificação para pedir a abertura da contrapropova.

O uruguaio teria avisado oficialmente o departamento de futebol do São Paulo ontem, sem fazer qualquer comentário sobre a substância que teria sido detectada no exame e disse que discutiria com os seus advogados se iria pedir a contraprova. No entanto, por meio dos bastidores, o clube já tinha a informação.

De acordo com o Tricolor, o jogador não participou da segunda partida da final do estadual, domingo, contra o Corinthians, por causa de uma tendinite no joelho esquerdo. Em função da lesão, o atacante uruguaio já estava fora da estreia do time no Campeonato Brasileiro, neste sábado, contra o Botafogo.

Considerado como uma promessa do futebol uruguaio, o jogador, de 23 anos, ainda não conseguiu emplacar uma boa fase no São Paulo. No total, desde o ano passado, ele disputou 24 partidas pelo time e marcou apenas um gol.

São Paulo