Topo

Internacional

O que o Inter precisa para se classificar na Libertadores

Nico López comemora gol do Internacional contra o River Plate - Ricardo Duarte
Nico López comemora gol do Internacional contra o River Plate Imagem: Ricardo Duarte

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

04/04/2019 12h29

O empate contra o River Plate na noite de ontem deixou duas leituras opostas no Inter. Se por um lado o placar de 2 a 2 foi ruim porque o Colorado chegou a estar vencendo por 2 a 0, por outro deixou o time brasileiro muito perto da classificação às oitavas de final da Libertadores.

Com sete pontos, o Inter precisa apenas vencer o Palestino na próxima terça-feira no Beira-Rio que garante vaga ao menos em segundo. Iria a 10 pontos, com o segundo colocado podendo ter no máximo seis, e o terceiro quatro.

Mas como os possíveis segundo e terceiro colocados ainda se enfrentariam, seria impossível que ambos ultrapassassem o Inter. Desta forma, vencendo a equipe chilena, o Colorado não tem mais como ficar fora das oitavas de final do torneio.

"É claro que a gente projeta uma pontuação que conseguiria classificação dentro de uma normalidade. Mas isso é teoria. A gente pensa mesmo é jogo a jogo. Cada partida tem sua importância. Olha como foi importante a vitória sobre o Palestino lá (no Chile, por 1 a 0). O Alianza foi lá e perdeu por 3 a 0. Temos que pensar no próximo adversário. Pela Libertadores é o Palestino, uma briga direta. Temos que repetir o que fizemos hoje para conseguir a classificação. Não penso nem no que precisa, nem pensava nisso quando falavam que não iríamos passar da primeira fase", disse o técnico Odair Hellmann.

Caso não vença o Palestino, a situação é outra. Somando eventualmente um ponto, o Inter iria a oito, com o Palestino com cinco e a possibilidade do River, que pega o Alianza Lima, chegar a seis. Assim, a classificação seria decidida ponto a ponto nas últimas rodadas.

Antes de pensar na competição continental, porém, o Colorado volta atenções para o Gauchão. No sábado há no calendário o jogo de volta da semifinal contra o Caxias. Por ter vencido por 2 a 1 no compromisso de ida, o time de Porto Alegre pode até perder por 1 a 0 no Beira-Rio que segue na competição.

Internacional