Topo

Juventus

Clubes e jogadores criticam zagueiro da Juve que culpou vítima de racismo

 Leonardo Bonucci comemora seu gol para a Juventus em partida contra Cagliari pelo Campeonato Italiano - REUTERS/Alberto Lingria
Leonardo Bonucci comemora seu gol para a Juventus em partida contra Cagliari pelo Campeonato Italiano Imagem: REUTERS/Alberto Lingria

Do UOL, em São Paulo

03/04/2019 15h52

Leonardo Bonucci foi criticado e ironizado hoje (03) por jogadores e até mesmo clubes após criticar o companheiro de time Moise Kean, alvo de insultos racistas durante a vitória da Juventus ontem sobre o Cagliari, pelo Campeonato Italiano.

O zagueiro disse que Kean tinha 50% de culpa no episódio, uma vez que deveria comemorar os gols com os companheiros e não diante da torcida adversária.

"Moise sabe que quando se marca um gol, é preciso comemorar com o time e pronto. Foi um momento ruim, Kean poderia fazer algo diferente e é isso. Acho que a culpa é 50-50: ele estava errado, os torcedores estavam errados. Devemos ser um exemplo e crescer como um sistema de futebol", disse.

A fala do zagueiro despertou reações diversas em outros atletas. Raheem Sterling, atacante do Manchester City, usou o Twitter para ironizar Bonucci.

"A culpa é 50-50. Tudo o que você pode fazer agora é rir", postou o Sterling.

Já Memphis Depay, do Lyon, foi mais crítico e se disse desapontado com o defensor.

"Estou desapontado com sua reação. O menino pode comemorar como quiser. Seu papel é essencial para o time e ele joga com muito orgulho por seu país, a Itália. Deve ser respeitado por isso. Não vamos ficar quietos", disse também no Twitter.

Já o Borussia Dortmund, um dos clubes mais empenhados em acabar com o preconceito racial no futebol, ironizou Bonucci ao postar uma foto de Marco Reus deixando o jogador da Juventus no chão.

Juventus