Topo

Fluminense

Flu tenta esquecer o Carioca e adapta programação com possível queda

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/03/2019 04h00

A situação ainda incerta em relação ao Campeonato Carioca faz com que o Fluminense tente se reprogramar para as possibilidades que se apresentam até a definição do cenário no Estadual para o Tricolor.

Caso o Vasco, que eliminou o Bangu na semifinal, vença a Taça Rio, se classifica automaticamente para a final por já ter vencido a Taça Guanabara e elimina o Fluminense da competição, já que o clube carioca tem campanha pior que Bangu e Flamengo, times que se enfrentariam para decidir quem iria a decisão com os cruzmaltinos. Se o Flamengo ganhar a Taça Rio, o Fluminense se mantém vivo na competição disputando as semifinais ao lado das outras três equipes.

Até domingo, quando acontece a decisão da Taça Rio entre Fla e Vasco, a ordem no clube é tentar esquecer o torneio estadual e concentrar todas as forças na Luverdense, rival da próxima quarta-feira, às 19h15, no Passo das Emas, em jogo válido pela Copa do Brasil.

Os tipos de treinos programados não deverão ter muita diferença, mas a derrota por 2 a 1 para o Flamengo e a consequente eliminação da Taça Rio pode fazer até com que Fernando Diniz dê folga ao elenco no sábado e no domingo, algo que ainda está sendo avaliado.

Apesar do cenário complicado, o comandante optou por um tom otimista e apostou em um final feliz para o Fluminense:

"Temos de pensar agora na Luverdense, não temos de imaginar o que vai acontecer. É uma situação chata, o time está fazendo um grande ano. É uma situação diferente, temos de esperar e acreditar que estaremos na semifinal. Estou confiante que a gente pode conquistar o Carioca ainda".

Se consumada a eliminação precoce, aí o planejamento terá de ser realmente redesenhado. Caso disputasse todas as fases ainda restantes no Estadual do Rio, o Flu teria mais seis datas garantidas até o início do Brasileirão. Com a possível queda, o time só terá as partidas contra a equipe de Lucas do Rio Verde, o que forçará um novo planejamento.

"Vamos esperar domingo para ver a sequência. Se não tiver o Carioca, vamos ter de pensar só na Luverdense", afirmou o comandante.

O Fluminense mantém a sua rotina de trabalhos e se reapresenta na manhã desta sexta-feira.

Fluminense