Topo

Grêmio

Renato faz mistério até com reservas atrás de 'inovações' no Grêmio

Treinador vai fechar treino que monta time reserva para jogo contra o Juventude - Lucas Uebel/Grêmio
Treinador vai fechar treino que monta time reserva para jogo contra o Juventude Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

27/03/2019 13h30

Prepare-se para ver o Grêmio fazendo novos testes no time. Com a vitória histórica em cima do Juventude, no jogo de ida das quartas de final do Gauchão, Renato trabalha 'inovações' na equipe e usará o placar de 6 a 0 como gancho. A ideia é observar os jogadores em funções diferentes ou até com atribuições distintas em busca de opções para a Libertadores. Por isso, nem a formação reserva será revelada facilmente.

Hoje, o Grêmio faz treino com portões fechados justamente para treinar novidades no time.

O Grêmio recebe o Juventude nesta quinta (28), na Arena, e a semifinal do estadual será no final de semana - a data ainda não foi informada pela FGF (Federação Gaúcha de Futebol).

Em Caxias do Sul, no domingo passado, a grande novidade foi o meio-campo com Maicon, Matheus Henrique e Thaciano. Nos primeiros minutos da partida, Thaciano ficou recuado e Matheus aberto pela direita. Rapidamente os papeis se inverteram e o time cresceu.

"A gente sempre precisa inovar, de uma forma ou de outra. A gente precisa ter o plano B, C e até mesmo o plano D", disse Renato depois do jogo no estádio Alfredo Jaconi. "Não sabemos o que vamos precisar, o que vai acontecer nos jogos", completou.

Desde a derrota para o Libertad, em casa, o Grêmio tem analisado o elenco e procurado encaixar as peças para ter equilíbrio defensivo e mesmo assim continuar ofensivo. Marinho, autor de quatro gols na temporada, agradou pela intensidade e profundidade. Por outro lado, a presença do camisa 30 deixou o lado direito exposto. Os volantes, Michel e Maicon, acabaram não dando conta da cobertura dos dois flancos - graças às subidas de Bruno Cortez para reforçar o cordão de pressão ofensiva.

"Temos uns dois ou três planos e vamos usar eles de acordo com o que for preciso. Com o adversário que vier", comentou Portaluppi.

De olho no Juventude, as únicas certezas seguem sendo em relação aos desfalques. Paulo Miranda, Geromel, Kannemann e Everton continuam de fora - por lesão ou convocação. Marcelo Oliveira, que saiu mais cedo do treino de terça, deve atuar. Marinho, de volta após desconforto, pode ser relacionado.

Grêmio