Topo

Grêmio

Dupla de centroavantes encara seca em Grêmio ofensivo de Renato

Felipe Vizeu e André disputam posição no ataque do Grêmio; Tardelli deve atuar em outra função - Lucas Uebel/Grêmio
Felipe Vizeu e André disputam posição no ataque do Grêmio; Tardelli deve atuar em outra função Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

26/03/2019 04h00

O Grêmio tem 14 jogos na temporada, mas já atingiu a marca de 36 gols marcados. Os números atestam que o time segue ofensivo, com muitos nomes em alta, mas quando o assunto é centroavante o cenário muda. Felipe Vizeu vive jejum de seis jogos e André balançou as redes apenas uma vez. Por isso, os dois passaram a encarar um rodízio no time titular.

A disputa de atacantes com jogos alternados não é novidade no time de Renato. Em 2018, Jael e André também viveram dias assim. Agora, o processo foi reativado no elenco gremista.

"Tenho conversado com os dois. Todo mundo cobra muito que atacante tem que fazer gol. Eu concordo até certo ponto, senão fica um peso muito grande nos ombros deles. Eles vão nos ajudar, colaboram bastante com o time", defendeu Renato Gaúcho.

Vizeu marcou dois gols pelo Grêmio, mas o mais recente foi em 10 de fevereiro, diante do Avenida. As atuações irregulares do centroavante formado no Flamengo desaguaram na saída do time no último final de semana. Contra o Juventude, deu André titular.

"O André sempre fez gols por onde passou. Deixei André e Vizeu juntos (na reta final do jogo em Caxias do Sul) para ver se eles podiam tirar esse peso com um gol. Procuro deixar eles livres, soltos, e uma hora a bola vai entrar. Deixa eles brigarem pela posição", afirmou Renato.

Para Felipe Vizeu, um jogo especial martela na cabeça: a estreia na Libertadores, contra o Rosario Central, na Argentina. Naquela partida, ele perdeu três boas chances de gol.

"Às vezes vou querer me penalizar, me cobrar muito, e falo sobre isso com o Renato. Ele pede calma, diz que tem confiança em mim e que se estou aqui é por ter qualidade. Sei que os gols vão acontecer. Preciso é seguir entrando leve, confiante", afirmou o camisa 10.

Contratado no ano passado como centroavante dos sonhos para o Grêmio, André fechou 2018 em baixa. No início da atual temporada, ele quase trocou o Brasil pela China, mas acabou ficando. E agora, ganha nova chance para tentar deslanchar.

"Me sinto muito mais à vontade hoje, conheço estilo de jogo do time e dos companheiros", comentou André. "Não tem essa de titular, vai jogar quem estiver melhor no momento. Nesse jogo o Renato optou por mim, então é ter paciência. Futebol é momento, mas eu torço para o Vizeu ir bem também. O ano é longo, vamos precisar de todos", acrescentou.

Luan, com cinco gols, é o artilheiro do Grêmio na temporada. Marinho, Everton e Pepê aparecem empatados na segunda posição, com quatro bolas na rede. Juninho Capixaba, Leonardo, Jael, Thaciano, Montoya e Felipe Vizeu balançaram as redes duas vezes. Diego Tardelli, Thonny Anderson, Marcelo Oliveira, André, Maicon e Matheus Henrique completam a lista de goleadores do time até aqui.

Na quinta-feira, o Grêmio recebe o Juventude no segundo jogo das quartas de final do Gauchão. Com a goleada histórica, 6 a 0 em pleno Alfredo Jaconi, o time será reserva.

Grêmio