PUBLICIDADE
Topo

Com gol do meio de campo e 2 de Erik, Bota se classifica na Sul-Americana

Botafogo venceu time Defensa y Justicia e avançou na Copa Sul-Americana - Javier Gonzalez Toledo/AFP
Botafogo venceu time Defensa y Justicia e avançou na Copa Sul-Americana Imagem: Javier Gonzalez Toledo/AFP

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/02/2019 23h24

O Botafogo venceu o Defensa y Justicia por 3 a 0 nesta quarta-feira, em Buenos Aires, e se classificou para a segunda fase da Copa Sul-Americana. O grande personagem da partida foi Erik, que marcou dois gols da equipe - além do único no primeiro duelo, no Rio de Janeiro. Alex Santana completou o placar com um golaço de cobertura quase do meio de campo.

O Botafogo ainda não sabe quem enfrentará na próxima fase, já que isso será definido em sorteio. O Alvinegro volta a campo no sábado, quando receberá o Vasco no Nilton Santos, na estreia da Taça Rio

Argentinos dominam jogo

Quem observou bem o jogo percebeu que o Defensa y Justicia era um time melhor treinado e com mais entrosamento que o Botafogo, que passou por uma reformulação no início do ano. O time ficou com a posse durante grande parte do duelo e pressionou o adversário em busca do gol. O Alvinegro só se defendia e pintava um quadro complicado.

Gatito salva

E quando os argentinos chegavam com força, Gatito Fernández entrava em ação e evitava o pior. O Botafogo, então, passou a confiar no seu goleiro de maneira ainda maior e viu o paraguaio fazer boas defesas. Aos 7min, Delgado cruzou na medida para Castro, de cabeça, ver o goleiro brilhar.

Botafogo assusta em cruzamento

O primeiro ataque do Botafogo ocorreu apenas aos 32min do primeiro tempo, quando Pimpão cruzou para área para Kieza. O atacante, no entanto, viu Barboza se antecipar, fazer o corte e quase marcar contra. O primeiro desafogo do Alvinegro na partida.

Erik abre o placar

A etapa complementar começou da mesma maneira. Os argentinos pressionando em busca do primeiro gol. Os Hermanos, no entanto, vacilaram e Erik aproveitou. Em rápido contra-ataque, o atacante entrou na área e tocou no alto para vencer Usain e marcar o gol do alívio. O Alvinegro teria que levar três gols nos 40 minutos restantes.

Defensa tem gol anulado, mas Marcinho é expulso

Quando o jogo se caminhava para um fim tranquilo, o jogo esquentou. Aos 22min, Gilson perdeu bola na esquerda e viu Barboza ajeitar para Nico Fernández marcar. O jogador estava impedido e viu lance ser anulado. Minutos depois, Marcinho complicou ainda mais o jogo. Em dividida, o lateral deixou o braço no rosto do adversário e foi expulso.

Pimpão sofre pênalti, e Erik amplia

O cenário havia se transformado totalmente à favor de uma maior pressão dos donos da casa. Porém, o Botafogo praticamente carimbou a classificação com mais um contra-ataque. Pimpão acabou derrubado dentro de campo e viu Erik converter com categoria.

Alex Santana amplia com golaço

reprodução/TV
Imagem: reprodução/TV

O jogo já estava decidido, mas o Botafogo ainda fez o terceiro gol. E que golaço. Alex Santana recebeu no meio de campo e avançou com a bola. Ao perceber Unsain adiantado bateu de muito longe e fez uma pintura de cobertura,

DEFENSA Y JUSTICIA 0 X 3 BOTAFOGO

Data e hora: 20/02/2019, quarta-feira, às 21h30 (horário de Brasília)
Local: Norberto Tomaghello, em Buenos Aires (ARG)
Árbitro: Esteban Ostojich (URU) 
Auxiliares: Miguel Nievas e Horácio Ferreiro (URU)
Cartões amarelo: Fernández e Castro (DEF) Gatito, Marcinho, Jean, Luiz Fernando, Pimpão (BOT)
Cartão vermelho: Marcinho (BOT)
Gols: Erik, aos 7min e 25min, e Alex santana, aos 32min do segundo tempo

Defensa y Justicia
Unsain; Tripichio, Martínez, Barboza, Delgado (Fernández); Blanco, Miranda, Merilin e Castro; Rius, Aliseda e Fernando Marquez. 
Técnico: Sebastián Beccacece

Botafogo
Gatito; Marcinho, Marcelo, Gabriel e Jonathan; Jean, Alex Santana, Rodrigo Pimpão e Luiz Fernando (João Paulo); Erik e Kieza. 
Técnico: Zé Ricardo

Botafogo