Topo

Guardiola espera que o Liverpool impeça novo ataque ao ônibus do City

Ônibus do City foi atacado em Anfield antes de partida pela Liga dos Campeões, em abril - PAUL ELLIS/AFP
Ônibus do City foi atacado em Anfield antes de partida pela Liga dos Campeões, em abril Imagem: PAUL ELLIS/AFP

Do UOL, em São Paulo

06/10/2018 16h22

O técnico do Manchester City, Pep Guardiola, pediu que o Liverpool e seus torcedores ajudem a evitar que o ônibus do seu time seja atacado novamente na chegada ao estádio de Anfield. As duas equipes se enfrentam, neste domingo (7), no estádio do Liverpool, pela oitava rodada da Premier League.

Em abril, durante a primeira partida das quartas de final da última Liga dos Campeões, o veículo com os jogadores e a comissão técnica do City foi alvo de garrafadas e pedradas na chegada a Anfield. À ocasião, pelo menos uma janela foi quebrada e nenhum torcedor do Liverpool foi preso.

"Acho que a melhor maneira de proteger o ônibus é que os torcedores do Liverpool sejam eles mesmos. Que as pessoas cheguem ao estádio, curtam o jogo de futebol e os dois times", afirmou Guardiola, em entrevista coletiva nesta sexta-feira (5).

"Por que a polícia deveria estar lá? Nós não deveríamos precisar da polícia. Eu gostaria que os policiais estivessem em casa no horário do jogo, ao lado de suas famílias, bebendo uma cerveja e apreciando o show. Isso é o que eles deveriam fazer. Isso depende das pessoas do Liverpool, não de nós", acrescentou.

O ataque ao ônibus do clube foi retratado em um dos episódios da série documental All or Nothing: Manchester City, produzido pela Amazon. Na gravação, Guardiola desce do veículo, já dentro do estádio, se vira para os policiais, faz sinal de positivo e ironiza: "Muito obrigado por nos proteger. Eu agradeço pelo que fizeram". Depois, enquanto caminha aos vestiários, diz em voz baixa: "Que vergonha". 

 O técnico espanhol também desaprovou uma campanha dos torcedores do City, feita nas redes sociais, a fim de proteger o ônibus do clube. "Por que eles deveriam fazer isso? Você está brincando comigo?".

Segundo o jornal The Guardian, a polícia do condado de Merseyside, onde está localizada a cidade de Liverpool, está em contato com o Manchester City para que eles cheguem em segurança ao estádio. A principal medida será mudar a rota do ônibus e evitar um pub considerado o principal local de concentração dos torcedores antes dos jogos do Liverpool.

"Todos os envolvidos estão trabalhando duro para que não haja uma repetição dos eventos que aconteceram antes do jogo da Liga dos Campeões, em abril. Haverá policiais adicionais para trabalhar no local, muitos à paisana, e teremos um plano policial central durante todo o dia", afirmou o superintendente Dave Charnock.