Como a ida de Sasha ao Santos abre caminho para Inter manter Leandro Damião

O Santos oficializará a contratação de Eduardo Sasha até segunda-feira. O jogador vai emprestado pelo Internacional por um ano ao Peixe. E a negociação vai além da simples chance de o meia-atacante de 25 anos mostrar serviço em outro clube.
A negociação para saída de Sasha não foi tão simples assim. Além do Santos, o Inter teve sondagens e propostas consistentes por ele. Entre os interessados, clubes como São Paulo, Fluminense, Sport e Botafogo. Nenhum conseguiu efetuar a contratação porque o Santos tem um trunfo na relação com o Colorado: Leandro Damião.
Ao liberar Sasha por empréstimo sem qualquer custo, o Internacional inicia um processo cuja negociação é ainda mais antiga. Está dando recompensas ao Santos para firmar a contratação de Leandro Damião em definitivo. A cessão por empréstimo com cláusula de compra acessível é o primeiro passo.
A direção do Inter também já tabulou com Santos - e tem uma indicação positiva para isso - da manutenção de Damião até o fim do ano por meio de um novo empréstimo. O vínculo atual do centroavante com Inter vence em julho e é repassado pelo Flamengo.
O Internacional efetuará um pagamento pelo empréstimo e assumirá integralmente o salário de Damião. Hoje os vencimentos têm uma parte paga pelo Fla e outra pelo Santos.
Assim, ganhará também anuência de firmar um pré-contrato com ele e obter os direitos do jogador de forma definitiva no fim de 2018, quando acaba o vínculo com o Santos. Será, também, quando o Santos optará por comprar com desconto na cláusula pré-estabelecida dos direitos de Sasha, cujo contrato com Inter vence em 2020.
O Peixe não recuperaria os mais de R$ 41 milhões investidos no jogador. Mas poderá firmar com outro atleta já experimentado no clube com alguma facilidade.
A negociação não é tratada como definida. Mas nos bastidores, a confirmação da ida de Sasha para o Santos encaminha a permanência de Leandro Damião no Internacional, como apurou o UOL Esporte.
E foi no Colorado a partir do meio do ano passado que Damião recuperou seu melhor futebol. Com 28 anos, deixou a reserva do Flamengo para ser considerado pilar do acesso do Inter para Série A. Fechou o ano com 17 jogos e oito gols pelo Colorado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.