Topo

Titular do Arsenal há 10 anos hoje dorme no chão e evita a Justiça

Após a fama, Emmanuel Eboué lida com vida de dificuldades na Inglaterra - Reprodução/Daily Mirror
Após a fama, Emmanuel Eboué lida com vida de dificuldades na Inglaterra Imagem: Reprodução/Daily Mirror

Do UOL, em São Paulo

24/12/2017 09h48

A vida tem sido difícil para Emmanuel Eboué, jogador que há pouco tempo era titular do Arsenal, um dos clubes mais ricos do mundo. O ex-lateral nascido na Costa do Marfim chegou a disputar Copa do Mundo, mas hoje vive de favores, às vezes dorme no chão da casa de amigos e evita oficiais de Justiça.

Depois de deixar o Arsenal em 2011, Eboué passou pelo Galatasaray na Turquia, mas acabou voltando à Inglaterra. A sorte do marfinense virou de vez em março de 2016, quando defendia o Sunderland. Na época, o lateral foi punido pela Fifa por não pagar o seu agente. Desde então, não voltou a jogar.

Pouco depois, Eboué entrou num desgastante processo de divórcio na Inglaterra, em que a ex-esposa acabou ficando com seus bens. Nas últimas semanas, o ex-jogador vem se escondendo de oficiais de Justiça para não ter que transferir sua casa no norte de Londres para a mãe de seus filhos. O africano não tem contato com as três crianças desde junho passado.

Pelo Arsenal, Eboué esteve em campo na final da Liga dos Campeões de 2006 - Getty Images - Getty Images
Pelo Arsenal, Eboué esteve em campo na final da Liga dos Campeões de 2006
Imagem: Getty Images

Em entrevista tocante ao jornal inglês "Daily Mirror", Eboué admite que vem lidando com pensamentos suicidas nos últimos tempos, mas alega que tenta se manter forte diante das dificuldades. Além da questão do divórcio, o ex-jogador recentemente perdeu um avô que o criou, vítima de câncer, e um irmão, morto em um acidente de moto. 

"Eu quero que Deus me ajude. Só ele pode ajudar a manter esses pensamentos longe da minha mente", declarou o ex-lateral do Arsenal.

Eboué foi titular do Arsenal numa das partidas mais importantes da história do clube, na final da Liga dos Campeões de 2006 contra o Barcelona – em jogo vencido pelos espanhóis de virada. Ao todo, o marfinense atuou por sete temporadas na Premier League, acumulando milhões de libras e desfrutando de uma vida de luxo, mansão e carros extravagantes.

Na entrevista ao "Daily Mirror", o ex-jogador do Arsenal alega ter sido ingênuo durante a carreira, deixando a administração do dinheiro a cargo da ex-esposa. Atualmente Eboué diz que se desloca apenas de ônibus e que não tem dinheiro nem para lavar as roupas.

Hoje em dia Eboué passa a maior parte de seu tempo na casa do norte de Londres, sozinho, à espera dos oficiais de Justiça.

"Às vezes eu apago as luzes para não saberem que estou aqui dentro. Eu coloco tudo atrás da porta", afirmou o ex-lateral da seleção da Costa do Marfim.