Topo

Ceni usa férias para concluir 1ª etapa do curso de técnico na CBF

Rogério Ceni concluiu a primeira etapa do curso de treinador da CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Rogério Ceni concluiu a primeira etapa do curso de treinador da CBF Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Do UOL, em São Paulo (SP)

19/12/2017 15h12

Enquanto aguarda o início de 2018 para iniciar o trabalho como técnico do Fortaleza, Rogério Ceni aproveitou as férias para estudar. Nesta terça-feira, o ex-goleiro concluiu o primeiro módulo da Licença A do curso de treinador da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e valorizou a nova experiência, agora dentro da sala de aula após mais de 20 anos nos gramados.

“Estou em uma turma com mais de 56 pessoas, que treinam diversos times no Brasil, auxiliares, analistas e preparadores físicos. Existe uma troca de experiências muito grande entre todas essas partes”, afirmou Rogério Ceni, antes de destacar alguns pontos do curso que considera essencial para embalar na carreira de treinador.

“Hoje o treinador moderno tem que estar muito ligado. Ele pode dar mais importância para certa área, mas deve ter noção de todas elas. Dar atenção a parte de fisiologia, de preparação física, da psicologia, dentre outras. Estamos tratando com pessoas, gerindo talentos e grupos. E para isso se faz necessário o conhecimento extenso”, acrescentou o ex-goleiro.

Ceni iniciou a carreira de treinador antes mesmo de se especializar na Confederação Brasileira de Futebol. No entanto, a primeira experiência não terminou da melhor maneira possível. No São Paulo, clube pelo qual alcançou um status de idolatria na carreira, o ex-goleiro acabou demitido em julho.

Após deixar o clube do Morumbi frustrado com o trabalho interrompido antes mesmo do fim da temporada, Ceni realizou cursos na Europa antes de se inscrever nas aulas da CBF. O antigo camisa 01 do São Paulo acertou para dirigir o Fortaleza na Série B no último mês de novembro.