Topo

Roger Machado vê elenco 90% pronto e promete Palmeiras na briga por títulos

Lucas Lima Santos - Guilherme Dionízio/Estadão Conteúdo - Guilherme Dionízio/Estadão Conteúdo
Palmeiras deve anunciar a contratação de Lucas Lima nos próximos dias
Imagem: Guilherme Dionízio/Estadão Conteúdo

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

29/11/2017 12h45

Antes mesmo do encerramento do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras se antecipou e apresentou, no início da tarde desta quarta-feira, o técnico Roger Machado, comandante da equipe para 2018. O novo treinador promete recolocar o clube alviverde na briga por títulos e enxerga o atual elenco próximo do ideal para a próxima temporada, mesmo com o clube ativo no mercado e, no caso, próximo de anunciar a contratação de Lucas Lima, que já comunicou ao Santos o desejo de vestir verde no ano que vem.

"Palmeiras sempre vai brigar por títulos. A construção de uma equipe vitoriosa passa e é uma parte importante ter jogadores com qualidade. Temos 90% do nosso elenco formado, as prospecções que poderão vir serão do nível da qualidade dos que estão aqui para que a gente possa cumprir a maratona de competições que teremos no ano que vem", afirmou Roger Machado, que traça o objetivo para o ano que vem.

"É levar o nome do Palmeiras ao ponto mais alto possível. Começamos o planejamento cedo, definido pré-temporada, grupo de trabalho e jogadores que vão vir de empréstimo, para definir se eles ficam ou não", comentou Roger na apresentação desta quarta-feira.

O interesse no treinador é antigo, segundo o presidente Mauricio Galiotte. Antes de o treinador falar pela primeira vez como palmeirense, o dirigente explicou os motivos que levaram o Palmeiras, clube com maior potencial de investimento do país, apostar no antigo treinador de Atlético-MG e Grêmio. Galiotte ainda entregou uma camisa com o número 6, usado por Roger durante a maior parte da carreira como atleta.

"Um período atrás, chegamos a pensar na contratação do Roger, mas ele estava comprometido com outro time (Atlético-MG). Novamente, tivemos o nome do Roger como destaque, como profissional que mais se identifica com o que estamos procurando. Ele tem características que convergem com tudo o que estamos planejando", afirmou o presidente Mauricio Galiotte, antes de exemplificar qual característica do treinador que chamou a atenção.

"O Roger trabalha com as categorias de base, que é o que queremos. É um profissional que desenha o time taticamente de maneira organizada, reúne todas as condições que precisamos para o momento. O Roger estamos contratando a 50 dias do início da primeira competição, período que estamos fazendo plano de trabalho. Temos certeza que é fundamental a participação do treinador neste momento, por isso também nos antecipamos e fizemos a contratação", acrescentou o presidente.

Elogios a Diogo Barbosa e Lucas Lima; mistério sobre Egidio

Embora cauteloso ao se tratar sobre futuros reforços como Lucas Lima, Roger Machado abordou a montagem do elenco para a próxima temporada. Segundo nome assegurado para 2018, o lateral esquerdo Diogo Barbosa, por exemplo, foi exaltado pelo comandante.

"Sobre elenco, estamos ajustando reservadamente. Agora sobre a contratação do meu lateral-esquerdo (Diogo Barbosa), é um cara que já desejei ter em meu time em outros momentos. (...) O Diogo tem sido um dos melhores laterais do país. Ele vai ser um grande acréscimo de qualidade ao nosso grupo", elogiou o treinador, que também tratou de valorizar a possível chegada de Lucas Lima.

"As especulações dos outros nomes, do Emerson [Santos], do Lucas [Lima], que é um jogador diferente, e os números mostram isso...são jogadores que vêm com intuito de aumentar as opções do nosso elenco. Tudo para manter um time forte e disputar todas as competições com desejo e empenho de vencer", comentou.

Sobre saídas, Roger se esquivou. Até mesmo o criticado Egidio, que tem contrato até o fim deste ano e passou 2017 como principal alvo da ira dos torcedores, acabou valorizado na entrevista desta quarta-feira.

"O Egídio foi bastante importante para o clube neste ano. A instabilidade coletiva acaba caindo mais sobre um jogador ou outro. Estamos definindo o elenco, até as próximas semanas vamos acertar como estaremos no ano que vem. Posso dizer que nosso grupo está 90% aqui. Alguns jogadores importantes retornam de empréstimo, vamos reavaliar", encerrou.