Turbinado por Globo e menos dívidas, Grêmio busca protagonistas
O Grêmio não quer apenas jogadores para 'compor o grupo': procura protagonistas no mercado. Turbinado pelo novo contrato da Globo, menos dívidas e o título da Copa do Brasil, o Tricolor promete mover-se diferente dos últimos anos.
Até então, o Grêmio pautava suas contratações por jogadores 'longe dos holofotes'. Apenas Miller Bolaños demandou investimento mais alto - R$ 20 milhões - e pagos por um investidor, que recebe mensalmente parcelas de quitação.
Mas em 2017 a ideia é outra. O Grêmio quer jogadores que assumam titularidade e protagonismo imediatamente. O primeiro alvo será um atacante, um 'fazedor de gols' como definiu o vice de futebol Adalberto Preis.
"A nossa posição no mercado foi posta claramente: queremos jogadores para chegar e jogar. Não vamos investir em atletas para completar o grupo pois consideramos que isso nós já temos", disse o presidente Romildo Bolzan Júnior ao UOL Esporte.
E a mudança se justifica em dois pilares. Primeiro é a melhor condição financeira. Quando renovou seu contrato de transmissão de jogos com a Globo (de 2019 até 2023), em março, recebeu a primeira parcela dos R$ 100 milhões de luvas. Foram R$ 70 milhões pagos imediatamente. Agora, com a segunda, de R$ 30 milhões, terá um bom percentual a investir.
Além disso, o processo gradual de quitação de dívidas faz o clube ter menos dinheiro comprometido neste começo de temporada. Poderá, finalmente, dar passos mais firmes para reformulação do elenco.
O segundo pilar é a Copa do Brasil, que contribuiu financeiramente por conta dos R$ 6 milhões de premiação e principalmente servirá para reerguer a imagem gremista. Um clube campeão, que entra na fase de grupos da Libertadores e revigorado na relação com os torcedores é atrativo simples para qualquer atleta.
As primeiras contratações ainda não estão definidas. O departamento de futebol gremista passa por mudanças e apenas depois de firmados os postos é que reforços devem ser anunciados. Mas isso não impede que o clube já esteja mapeando o mercado e fazendo contatos, que de fato já estão acontecendo.
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