Dia D: 19 jogadores que definem se vão para a Europa ou seguem no Brasil
Apesar da boa grana que pode se ganhar em algumas vendas, certamente os clubes brasileiros irão respirar aliviados no exato segundo em que o dia 31 de agosto terminar. Com ele, é encerrada também a janela de transferências europeia, que desde o começo de julho vem tirando dos times brasileiros jogadores de destaque.
O Corinthians é um dos mais prejudicados até então, com Bruno Henrique, André e Luciano dando adeus nas últimas semanas, além do próprio Alexandre Pato. Giuliano, do Grêmio e agora da seleção brasileira, e Ganso, do São Paulo, são outras ‘vítimas’ da janela europeia, que ainda pode atacar neste último dia.
Diante da ameaça que ainda ronda os clubes nesta quarta-feira, o UOL Esporte preparou uma lista com os jogadores que já receberam sondagem ou proposta e ainda correm ao menos um mínimo risco de não continuarem no futebol brasileiro para a sequência da temporada. Veja:
ATLÉTICO-MG
O clube rejeitou na última terça a possibilidade de negociar os atacantes Lucas Pratto com o Celta de Vigo, da Espanha, e Fred com o Rennes, da França. A diretoria ainda aguarda propostas por Douglas Santos e Carlos. O lateral esquerdo conta com o interesse do Valencia, da Espanha, e do Hamburgo, da Alemanha. O atacante, por outro lado, está na mira de Zenit e Spartak Moscou, ambos da Rússia. O atacante Clayton é outro que ainda pode receber proposta.
CORINTHIANS
Rildo (atacante)
O Corinthians está aberto a negociações para liberar o atacante, com contrato apenas até dezembro. No início do ano, ele esteve prestes a se transferir para a Turquia, mas a ida foi abortada por problemas físicos. Os representantes de Rildo ainda procuram um clube para ele. O São Paulo realizou sondagem.
Elias (volante)
Tem a saída praticamente certa. Ele viajou nesta terça-feira para Lisboa para realizar exames e acertar detalhes de sua volta ao Sporting-POR no último dia da janela de transferências do mercado europeu. Elias foi excluído da lista de relacionados para Fluminense x Corinthians, na quarta.
CRUZEIRO
Bruno Viana (zagueiro)
Recebeu proposta do Olympiacos, da Grécia, e deve ser negociado. O valor da transferência se aproxima de 2 milhões de euros. O clube cederá 70% dos direitos econômicos do jogador. A negociação está encaminhada e deve ser consumada nas próximas horas.
Manoel (zagueiro)
Os direitos do defensor estão divididos entre Cruzeiro e Atlético-PR. Os paranaenses receberam proposta do Besiktas, da Turquia, por 50% dos direitos econômicos e há uma cláusula que permite a venda desde que o time de Curitiba pague uma multa aos mineiros. O atleta não quer ir e a Raposa não pretende negociá-lo.
GRÊMIO
Luan (atacante)
Valorizado pelas Olimpíadas, o atacante gremista não recebeu nenhuma proposta oficial. O Grêmio baseia-se nas vendas de Gabriel Jesus e Gabigol e subiu o preço que quer por ele. Antes eram 30 milhões de euros, agora o preço estimado bate em 35 milhões. Liverpool-ING, Barcelona e Leicester City são os interessados.
Walace (volante)
Também valorizado pela Olimpíada do Rio, Walace foi alvo do Espanyol, de Barcelona. No entanto, o clube ofereceu 8 milhões de euros, considerado valor baixo pelo Tricolor. A meta era um valor próximo dos 12 milhões de euros, mas também subiu depois dos Jogos do Rio de Janeiro e agora o Tricolor quer perto de 25 milhões por ele, também na moeda europeia.
PALMEIRAS
Roger Guedes (atacante)
Agora reserva do time, o atacante recebeu uma proposta do Spartak de Moscou e conviveu com sondagens do Zenit. Mas não deve sair.
Vitor Hugo (zagueiro)
Recebeu uma proposta da Fiorentina de 7 milhões de euros, mas o Palmeiras rejeitou a primeira investida. Porém, assim como o companheiro, tem chance mínima de deixar o clube.
SANTOS
Thiago Maia (meia)
O volante foi sondado por Chelsea, da Inglaterra, e PSG, da França. No entanto, nenhuma proposta oficial chegou ao Santos. Thiago Maia rompeu com Juan Figer e está sem empresário. Mas o volante já negocia um acordo com o agente Giuliano Bertolucci. O volante também esteve na mira do Atlético de Madri, onde recusou jogar em 2015 para assinar a renovação contratual com o Santos.
Zeca (lateral)
O lateral esteve nos planos do Atlético de Madri. Neste caso, o clube espanhol fez uma proposta oficial de 8 milhões de euros no início de ano. O Santos recusou, mas avisou que aceitava negociar por 10 milhões de euros. Mais valorizado com o título olímpico, a diretoria santista agora entende que ele vale mais do que 10 milhões de euros. O PSG, da França, também monitora o lateral santista, mas só Gabigol recebeu propostas oficiais da Europa.
Lucas Lima (meia)
O Crystal Palace, que disputa a primeira divisão do Campeonato Inglês, fez a única tentativa para contratar o meia na janela de transferências. No entanto, a equipe inglesa ofereceu aos representantes do jogador uma proposta bem modesta por uma temporada. O Crystal Palace propôs desembolsar pagar o total da multa após o primeiro ano e, mesmo assim, somente se o meia fosse bem. A proposta nem chegou ao Santos.
Gustavo Henrique (zagueiro)
O zagueiro foi monitorado por representantes do Bayern de Munique, da Alemanha, que acompanharam o jogador na derrota do Santos para o Corinthians por 1 a 0 no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, na Arena Corinthians. Não passou disso e também não houve proposta oficial.
SÃO PAULO
Lucão (zagueiro)
O zagueiro Lucão é alvo do Dínamo Zagreb, da Croácia. O clube chegou a fazer uma proposta. O São Paulo, por sua vez, fez uma contraproposta, que foi negada pelos croatas. Lucão está avaliado em 6 milhões de euros.
Rodrigo Caio (zagueiro)
O clube espera receber 15 milhões de euros por 80% dos direitos econômicos do zagueiro. O Hamburgo (ALE) ofereceu 12 milhões de euros, enquanto o Sevilla chegou a 10 milhões de euros. O Napoli (ITA) também estaria interessado no atleta de 23 anos. Os Italianos estão dispostos a pagar cerca de 13,5 milhões de euros por 100% dos direitos econômicos. Os representantes do jogador, porém, acreditam que a proposta salarial pode travar a negociação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.