PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Como assim? Campeão acreano de 2016 pode ser decidido por meio de sorteio

Regulamento do Campeonato Acreano de 2016, que pode ser decidido no sorteio - Reprodução/Site oficial da Federação de Futebol do Acre
Regulamento do Campeonato Acreano de 2016, que pode ser decidido no sorteio Imagem: Reprodução/Site oficial da Federação de Futebol do Acre

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

04/05/2016 18h40

O campeão acreano de 2016 pode ser decidido no sorteio. Pode parecer absurdo, mas é o que diz o regulamento da competição e foi até confirmado pelo próprio presidente da Federação de Futebol do Acre, Antônio Aquino Lopes, em entrevista ao UOL Esporte concedida nesta quarta-feira.

Os finalistas Atlético-AC (campeão do segundo turno) e Rio Branco (campeão do primeiro turno) se enfrentam em jogos que acontecem nos dias 14 e 21 de maio, na Arena da Floresta e no Florestão, respectivamente. E algumas combinações de resultados nos dois confrontos podem ocasionar um sorteio para definir quem fica com o título do Campeonato Acreano.

O inciso 1º do artigo 8º diz o seguinte: “Se após a segunda partida as Associações estiverem empatadas em pontos ganhos, o critério para se conhecer a vencedora será o mesmo do artigo 6º". Os critérios do artigo 6º são, em ordem: A - conquistado o maior número de vitórias; B - obtido o maior saldo de gols; C - marcado o maior número de gols; D - tiver sofrido o menor número de gols; E - vencido no confronto direto e; F - sorteio.

Segundo o regulamento e a palavra do próprio presidente, os times chegam à final sem qualquer tipo de vantagem. Desta forma, se houver empate nos dois jogos o sorteio será o responsável por definir o campeão. A mesma coisa acontecerá, por exemplo, se o Atlético-AC vencer o primeiro jogo por 2 a 1 e depois perder o segundo duelo pela mesma diferença de gols.

Para o presidente da Federação, porém, a chance de a disputa ir para sorteio ‘é muito remota’. “São várias alternativas. Se eu estou jogando, eu jamais vou criar opção para acontecer isso, eu vou para o tudo ou nada”, afirmou o presidente. “Se houver dois empates, vai para sorteio”, disse.

O tipo de sorteio ainda não está definido pela federação. “Tem que ser logo depois do jogo, para o cara comemorar, né? No campo. Senão vai comemorar depois”, brincou Aquino.

“Nós vamos criar aqui uma técnica para fazer o sorteio. Não acredito que isso aconteça, mas vamos nos preparar porque existe a hipótese”, acrescentou. “Ainda estamos longe da final e vamos nos preparar. Possível é, mas não acredito que nenhum dos dois times vai esperar chegar a esse ponto”, finalizou.

Futebol