Tite e Corinthians de 2011 podem servir de exemplo para Cuca no Palmeiras
Eliminação precoce na Libertadores logo no começo de trabalho após muita expectativa. Esse roteiro ganhou um protagonista na última quinta-feira, depois da queda do Palmeiras na competição continental: Cuca, que terá a missão de levar o clube alviverde à rota de títulos.
Nesse cenário, o treinador do Palmeiras tem um exemplo no principal rival do clube. Tite viveu a mesma situação no começo da temporada 2011 e conseguiu reabilitar o Corinthians de uma eliminação improvável, levando o time alvinegro à conquista do Brasileirão depois de nove meses.
Na última quinta-feira, Cuca chegou ao nono jogo à frente do Palmeiras — três deles na Libertadores. Já Tite tinha comandado o Corinthians em apenas 15 partidas (após o seu retorno ao clube, em outubro de 2010) antes de a equipe perder por 2 a 0 para o Tolima em Ibagué, na Colômbia.
Mantido no cargo, o treinador corintiano conseguiu levar o time à decisão do Campeonato Paulista dali a três meses, vencendo o Palmeiras de Luiz Felipe Scolari na semifinal — o Santos ficou com o título estadual naquele ano. No Campeonato Brasileiro, porém, o Corinthians de Tite ergueu a taça em disputa acirrada com o Vasco nos pontos corridos.
Cuca, após a queda na Libertadores, deixou claro que os objetivos dele no Palmeiras são a médio prazo. O planejamento, segundo ele, está ligado ao tempo de trabalho e pleno conhecimento do elenco.
"O campeonato de regularidade, que premia o time de seis, sete, oito meses, é o grande objetivo. O meu, particularmente. Estou em fase final de análise de elenco. Temos um elenco grande, de 30 e tantos jogadores, e temos alguma necessidade. Hoje estamos bem, mas amanhã vamos estar melhores" , ressaltou o treinador.
Cuca foi vice-campeão brasileiro em duas oportunidades: com o Cruzeiro, em 2010, e o Atlético-MG, em 2012 — nas duas oportunidades o Fluminense ficou o título ao fim das 38 rodadas.
O comandante alviverde também incluiu o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil nos objetivos. "Sabemos que podemos e devemos melhorar. Falei que vamos lutar por coisas boas ainda esse ano, e vamos lutar pelo título brasileiro, paulista e Copa do Brasil", afirmou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.