Topo

Xabi Alonso é investigado por fraude, mas garante 'obrigações cumpridas'

Meio-campista é suspeito de evasão fiscal durante período em que atuou na Inglaterra - AFP
Meio-campista é suspeito de evasão fiscal durante período em que atuou na Inglaterra Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

22/09/2015 07h29

A lista de jogadores suspeitos de evasão fiscal ganhou mais um nome de respeito nesta terça-feira. Depois de Lionel Messi e Javier Mascherano, agora é Xabi Alonso o investigado por fraude na Espanha. A informação é do jornal espanhol El Mundo.

Xabi Alonso na capa do jornal El Mundo - Reprodução - Reprodução
Jornal espanhol 'El Mundo' dá destaque à investigação contra o meio-campista
Imagem: Reprodução
Segundo a publicação, a Agência Tributária da Espanha abriu investigação “em fase inicial” contra o meio-campista do Bayern justamente após as investigações contra Mascherano. O órgão “descobriu um caso muito semelhante” com Xabi Alonso.

Mascherano teria duas empresas offshore em seu nome, em Portugal e nos Estados Unidos, de forma a driblar as taxas cobradas sobre vencimentos de pessoas físicas. O argentino é investigado pelo período em que atuou como jogador do Liverpool – coincidência ou não, onde foi companheiro de Xabi Alonso entre 2007 e 2009.

Em suas contas nas redes sociais, Xabi Alonso se manifestou por um comunicado oficial. Na nota, o meio-campista afirma que “sempre cumpriu com todas e cada uma de suas obrigações fiscais”.

“O jogador atuará em consequência sempre em defesa de seus interesses e, como é lógico respeitando a decisão da Justiça (…). O jogador utilizará as medidas que julgar oportunas para demonstrar que todas suas obrigações fiscais foram cumpridas escrupulosamente de modo transparente e sempre atendendo a legalidade vigente”, completa o comunicado.