Topo

Responsável pela segurança no desastre de Hillsborough nega negligência

Há 25 anos, tragédia de Hillsborough matou 96 torcedores do Liverpool e deixou 766 feridos - David Cannon/Allsport
Há 25 anos, tragédia de Hillsborough matou 96 torcedores do Liverpool e deixou 766 feridos Imagem: David Cannon/Allsport

Do UOL, em São Paulo

14/11/2014 21h32

Roger Greenwood era o superintendente da polícia de South Yorkshire e responsável pela segurança do jogo Liverpool e Nottingham Forest, em Hillsborough, válido pela semifinal da Copa da Inglaterra de 1989. O resultado dessa partida todo mundo conhece: jogo interrompido, 96 pessoas mortas e um dos maiores desastres da história do futebol.

Nesta quinta-feira, Greenwood depôs no novo inquérito que corre na Justiça inglesa para apurar a tragédia e negou a afirmação que ele teria sido "muito lento" e negligenciado o perigo da situação minutos antes do fatídico acidente.

“Eu fiz o meu melhor", se defendeu ele no tribunal.

No processo, foram anexadas novas fotos em que os torcedores do Liverpool aparecem sendo esmagados uns pelos outros e pelo alambrado de ferro que separava a torcida do gramado do estádio. Enquanto Greenwood está pendurado em um painel publicitário em frente aos torcedores gesticulando para que eles recuassem.

Após perceber que isso não aconteceria, ele correu em direção ao árbitro da partida e pediu para que desse a partida por encerrada. À época o principal responsável pela segurança no estádio, Greenwood disse no tribunal que a essa altura ele ainda pensava que a situação era contornável.

O equipamento para o corte do alambrado demorou cerca de 9 minutos para ser acionado, mas Greenwood afirmou acreditar que caso a cerca tivesse sido cortada, isso teria colocado os torcedores em perigo causando uma debandada.

Stephen Simbet, representante no processo das 75 famílias das vítimas da tragédia, falou a Greenwood: “A denúncia feita contra você é que você estava muito lento para reagir. Certamente havia uma série de coisas que você precisava fazer para tentar levar essas pessoas para fora, e apenas em pé em cima do muro gesticulando para eles para voltar não era o suficiente , não é?”

“Eu pude somente, com todo respeito, contar com meu julgamento naquele momento. Eu fiz o meu melhor”, respondeu ele.

Durante a partida, 96 torcedores do Liverpool morreram e outros 766 ficaram feridos. Foi o maior desastre do futebol inglês e um dos maiores do futebol. As investigações da época apontaram que a tragédia foi causada por ação violenta dos hooligans. Em 2012, porém, o primeiro-ministro inglês, David Cameron, veio a público para se desculpar com as famílias dos mortos e com os torcedores do Liverpool, pois as causas do acidente foram a superlotação do estádio e o péssimo estado de conservação. 

O inquérito continua aberto e seguem as investigações sobre o acidente que mudou a história do futebol inglês.