Topo

Quem é o 'herói improvável' que levou a Coreia do Sul às oitavas da Copa

Hwang Heechan foi o autor do gol da classificação da Coreia do Sul ao mata-mata da Copa do Qatar - Stuart Franklin/Getty
Hwang Heechan foi o autor do gol da classificação da Coreia do Sul ao mata-mata da Copa do Qatar Imagem: Stuart Franklin/Getty

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

03/12/2022 11h48

Classificação e Jogos

Depois de 12 anos, a Coreia do Sul está de volta às oitavas de final da Copa do Mundo. A classificação para o mata-mata do Mundial do Qatar veio no apagar das luzes da fase de grupos, acompanhada por muita emoção, e saiu dos pés de um "herói improvável". Nos acréscimos da partida contra Portugal, Hwang Heechan marcou o gol em sua primeira e única oportunidade no torneio até agora.

O atacante de 26 anos que atua Watford, da Inglaterra, começou no banco de reservas em todas as três partidas do Grupo H. Nos dois primeiros duelos, no empate sem gols contra o Uruguai e na derrota por 3 a 2 para Gana, o camisa 11 não entrou em nenhum momento. Ele foi acionado pela primeira vez pelo técnico português Paulo Bento aos 20 minutos do segundo tempo do jogo decisivo, e trouxe a classificação.

Heechan é natural de Chuncheon, capital da província de Gangwon. O jogador de 1,77 m foi revelado pela base do Pohang Steelers, da primeira divisão do futebol sul-coreano, mas deixou o país antes mesmo de completar 19 anos, no início de 2015. O atacante foi para a Áustria e defendeu o Liefering antes de se transferir para o Red Bull Salzburg no ano seguinte.

No segundo semestre de 2020, Heechan foi para o Red Bull Leipzig, da Alemanha, onde atuou por um ano. Ele defende o Wolves desde agosto de 2021, a princípio por empréstimo, mas foi comprado em definitivo pelo clube inglês na última janela de transferências.

Essa é a segunda participação do jogador em uma Copa do Mundo. Apesar de ter estar na reserva no torneio do Qatar, o atacante disputou os três jogos da Coreia na fase de grupos da edição passada, na Rússia. Ele passou em branco há quatro anos, mas precisou de 25 minutos em campo para decidir contra os portugueses.

A Coreia do Sul chegou para o confronto contra o já classificado Portugal com chances remotas de terminar em segundo da chave. Os sul-coreanos precisavam vencer a partida e dependiam do resultado de Uruguai x Gana para avançar de fase. Se os africanos triunfassem, de nada adiantaria.

No entanto, a seleção de Gana já estava perdendo por 2 a 0 para o Uruguai no final do primeiro tempo. Tal resultado permitia que a Coreia sonhasse em passar para o mata-mata, mas a equipe ainda precisava vencer Portugal. Os portugueses abriram o placar logo no início, mas os sul-coreanos empataram antes do intervalo.

O gol da virada veio nos acréscimos, com Heechan aproveitando uma assistência de Son. Com o 2 a 1 para a Coreia do Sul e o 2 a 0 para o Uruguai, as duas seleções chegaram aos quatro pontos e terminaram igualadas também no saldo de gols, com zero. O desempate, então, foi para o critério seguinte, número de gols marcados, quesito em que os sul-coreanos levaram a melhor por 4 a 2.

Com a classificação, a Coreia vai enfrentar a seleção brasileira nas oitavas de final. A partida será disputada na próxima segunda (5), às 16h, no Estádio 974. Já Portugal encara a Suíça no dia seguinte (6), no mesmo horário, no Estádio Lusail.

Qual a grande surpresa positiva da Copa do Mundo na 1ª fase?

Resultado parcial

Total de 1448 votos
6,98%
REUTERS/Marko Djurica
8,91%
Alberto PIZZOLI / AFP
1,31%
Francois Nel/Getty Images
1,86%
David S Bustamante/Soccrates/Getty Images
2,14%
Shaun Botterill - FIFA/FIFA via Getty Images
36,12%
Buda Mendes/Getty Images
6,22%
Ryan Pierse/Getty Images
4,70%
Rico Brouwer/Soccrates/Getty Images
31,77%
Dylan Martinez/Reuters