Topo

Adversário na Copa, técnico da Coreia não durou 3 meses em clube brasileiro

Paulo Bento, técnico da Coreia do Sul, durante a Copa do Mundo do Qatar - Youssef Loulidi/Getty
Paulo Bento, técnico da Coreia do Sul, durante a Copa do Mundo do Qatar Imagem: Youssef Loulidi/Getty

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

03/12/2022 08h51

Classificação e Jogos

O técnico da Coreia do Sul, adversária do Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo do Qatar, é um "velho conhecido" do futebol brasileiro. O treinador português Paulo Bento, de 53 anos, trabalhou no Cruzeiro em 2016, mas ele não aguentou três meses no comando do clube e teve uma passagem que não deixou saudades no time mineiro.

Paulo Bento foi anunciado pelo Cruzeiro em 11 de maio daquele ano e esteve à frente da equipe por 75 dias, sendo demitido em 25 de julho. O técnico tinha trabalhado no Sporting e na seleção de Portugal e chegou badalado ao Brasil. Só que o relacionamento durou pouco.

Em 17 partidas com o treinador, o Cruzeiro somou seis vitórias, três empates e oito derrotas. A campanha rendeu um aproveitamento de 41,1% dos pontos disputados e o cruzeiro ocupava a vice-lanterna do Campeonato Brasileiro antes de ele ser mandado embora.

Além do problema da falta de resultados, principalmente no Mineirão, ele se complicou com o elenco ao manter jogadores mais experientes no banco de reservas mesmo com a situação delicada na tabela. A insatisfação também começou a ser manifestada nas arquibancadas, e ele não contava mais com o apoio da torcida em seus últimos jogos.

Essas foram algumas das razões que culminaram em sua saída do Cruzeiro. Um dia após a demissão, o clube mineiro anunciou a volta de Mano Menezes para o cargo. Em pouco tempo, o técnico brasileiro "descobriu" por que a equipe não rendeu com o profissional português. Segundo Mano, os trabalhos físicos adotados por Paulo Bento não favoreciam a forma de jogo do futebol brasileiro.

Após deixar o Cruzeiro, o treinador português foi contratado no mesmo ano pelo Olympiakos, da Grêcia, onde ficou até o início de 2017. Depois, ele assumiu o Chongqing Dangdai, da China, antes de ser contratado pela Coreia do Sul, onde está desde agosto de 2018. Seu contrato com a seleção sul-coreana tem validade até o final deste ano, de acordo com dados da plataforma especializada 'Transfermarkt'.

No comando da Coreia, Paulo Bento conquistou a classificação para a Copa do Mundo. A seleção asiática caiu no Grupo H do Mundial do Qatar, junto de Gana, Portugal e Uruguai. A equipe estreou com empate sem gols contra os sul-americanos e foi derrotada por 3 a 2 pelos africanos no segundo jogo — jogo em que o técnico foi expulso por reclamação.

Entretanto, a Coreia do Sul buscou a virada contra os portugueses no último jogo da fase de grupos e conseguiu se classificar em segundo nos critérios de desempate, entrando no caminho da seleção brasileira. A partida contra o Brasil será realizada na segunda-feira (5), às 16h (de Brasília), no Estádio 974.

Qual foi o jogo mais legal da 1ª fase da Copa do Mundo?

Resultado parcial

Total de 479 votos
1,46%
Jewel SAMAD / AFP
40,50%
Visionhaus/Getty Images
21,09%
 Dean Mouhtaropoulos/Getty Images
2,30%
Visionhaus/Getty
5,85%
Matthias Hangst/Getty Images
8,14%
ANP via Getty Images
12,32%
Adam Pretty - FIFA/FIFA via Getty Images
2,30%
Dan Mullan/Getty Images
6,05%
Claudio Villa/Getty Images