Topo

Benzema? Giroud brilha, e França goleia a Austrália em estreia na Copa

Gabriel dos Santos

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/11/2022 18h00

Classificação e Jogos

Se o dia no Qatar começou com zebra, a França tratou de evitar a alegria de outro animal, o canguru, vencendo de goleada a Austrália por 4 a 1, de virada, no estádio Al Janoub, na estreia da Copa do Mundo.

Atual campeã e uma das candidatas ao título, a seleção francesa levou um susto antes mesmo dos 10 minutos de jogo, quando Goodwin abriu o placar para a Austrália. A virada veio graças a gols de Rabiot, dois de Giroud — que teve a missão de substituir o cortado e melhor do mundo, Karim Benzema no time titular — e Mbappé.

A França, do técnico Didier Deschamps, teve de superar diversos desfalques, incluindo Kanté e Pogba, além de Benzema — todos fora do Mundial — para começar o torneio com o pé direito. Com a vitória, os franceses terminam a primeira rodada na liderança do Grupo D, com três pontos, enquanto a Austrália começa na lanterna, com zero. Dinamarca e Tunísia, que mais cedo empataram sem gols, dividem a segunda e terceira colocações, com um ponto cada.

A próxima rodada do Grupo D será disputada no sábado (26). A Austrália enfrenta a Tunísia, às 7h (de Brasília), enquanto a França joga contra a Dinamarca, às 13h (também de Brasília).

Enquete: Qual seleção vai mais longe na Copa do Mundo do Qatar?

Austrália na frente antes dos 10 minutos

Quem achou que a França teria vida fácil foi surpreendido logo no começo. Aos 8 minutos do primeiro tempo, a Austrália saiu na frente com um gol de Goodwin, que aproveitou cruzamento da direita de Leckie para superar Lloris.

Craig Goodwin, da Austrália, comemora seu gol contra a França durante a partida da Copa do Mundo - Clive Mason/Getty Images - Clive Mason/Getty Images
Craig Goodwin, da Austrália, comemora seu gol contra a França durante a partida da Copa do Mundo
Imagem: Clive Mason/Getty Images

Irmão no lugar do irmão

No lance do gol da Austrália, Lucas Hernández levou a pior, deixou o campo mancando e teve de ser substituído por causa da pancada. O curioso é que quem entrou em seu lugar foi Theo Hernández, seu irmão. Lucas deve passar por exames médicos nos próximos dias e pode ser mais um problema para a já esfacelada França na sequência da Copa.

Lucas Hernandez, da França, se machuca durante partida contra a Austrália na Copa do Mundo - Elsa/Getty Images - Elsa/Getty Images
Lucas Hernandez, da França, se machuca durante partida contra a Austrália na Copa do Mundo
Imagem: Elsa/Getty Images

Destaque do jogo, Rabiot deixa tudo igual

A França começou a respirar na partida a partir dos 26 minutos do primeiro tempo, quando Theo Hernández fez belo cruzamento da esquerda, e Rabiot cabeceou para o fundo das redes para empatar.

Giroud desencanta e iguala marca de Henry

Substituto de ninguém menos do que Benzema no time titular, Giroud vinha sumido na partida, mas na primeira chance conseguiu encerrar seu jejum em Copas — ele passou todo o Mundial de 2018 em branco — e virou o placar para a França. O camisa 9 foi bastante participativo no jogo e esteve presente na maioria das ações ofensivas dos europeus, inclusive marcando o quarto gol da equipe, de cabeça, no segundo tempo.

Na jogada do primeiro gol de Giroud, destaque novamente para Rabiot, que roubou a bola no campo de ataque e cruzou para o centroavante só empurrar e fazer o 2 a 1. No segundo, ele aproveitou cruzamento de Mbappé para cabecear e bater o goleiro Ryan.

Com os dois gols marcados hoje, Giroud chegou aos 51 gols pela seleção francesa e igualou Thierry Henry como maior artilheiro da história da França.

Giroud comemora seu gol pela França contra a Austrália na Copa do Mundo - Robert Cianflone/Getty Images - Robert Cianflone/Getty Images
Giroud comemora seu gol pela França contra a Austrália na Copa do Mundo
Imagem: Robert Cianflone/Getty Images

Mbappé entra para o Inacreditável FC

A França poderia ter ampliado o placar ainda no primeiro tempo, mas Mbappé, centro de todas as atenções no estádio Al Janoub, desperdiçou chance incrível, com o gol aberto, após cruzamento de Griezmann, aos 44.

Trave impede empate da Austrália

No lance seguinte à "engrossada" de Mbappé, quase a Austrália deixou tudo igual novamente. Na última jogada da etapa inicial, Irvine cabeceou fraco, mas Lloris apostou no golpe de vista e ficou parado. A bola bateu lentamente na trave e saiu, para a sorte da França.

Mbappé se redime

Depois de perder um gol feito no primeiro tempo, o craque francês recompensou a festa da torcida por sua presença no estádio com um bonito gol de cabeça, aos 22 minutos da etapa final. Ele aproveitou cruzamento de Dembélé da direita e deslocou o goleiro Ryan para deixar a França bem mais tranquila na partida.

A tranquilidade foi tanta que, quatro minutos depois, Giroud já havia feito mais um, o quarto da seleção comandada por Deschamps, que colocou fim ao placar.

Mbappé comemora seu gol pela França contra a Austrália na Copa do Qatar - Elsa/Getty Images - Elsa/Getty Images
Mbappé comemora seu gol pela França contra a Austrália na Copa do Qatar
Imagem: Elsa/Getty Images

Xô, "zica" do atual campeão

A França quebrou um tabu que durou 16 anos com a vitória sobre a Austrália. Desde a Copa de 2006, o campeão da edição anterior do Mundial não vencia na estreia. A Itália (vencedora em 2006) estreou em 2010 com empate em 1 a 1 com o Paraguai. A Espanha (que venceu em 2010) começou o Mundial de 2014 com derrota por 5 a 1 para a Holanda. A Alemanha (campeã em 2014) iniciou a campanha na Copa de 2018 com derrota por 1 a 0 para o México. O último detentor do título que havia vencido na estreia da Copa até hoje era o Brasil (penta em 2002), que em 2006 bateu a Croácia por 1 a 0 na primeira partida da Copa.

FICHA TÉCNICA

FRANÇA 4 x 1 AUSTRÁLIA

Competição: Copa do Mundo, 1ª rodada do Grupo D
Data e horário: 22 de novembro de 2022 (terça-feira), às 16h (de Brasília)
Local: estádio Al Janoub, em Al-Wakrah (Qatar)
Árbitro: Victor Gomes (África do Sul)
Assistentes: Zakhele Siwela (África do Sul) e Souru Phatsoane (Lesoto)
VAR: Drew Fischer (Canadá)
Público: 40.875
Cartões amarelos: Duke, Irvine e Mooy (AUS)

Gols: Goodwin (AUS), aos 8'/1ºT (0-1), Rabiot (FRA), aos 26'/1ºT (1-1), Giroud (FRA), aos 31'/1ºT e 26'/2ºT (2-1 e 4-1), Mbappé (FRA), aos 22'/2ºT (3-1)

FRANÇA: Lloris; Pavard (Koundé), Konaté, Upamecano e Lucas Hernández (Theo Hernández); Rabiot, Tchouaméni (Fofana) e Griezmann; Dembélé (Coman), Giroud (Thuram) e Mbappé. Técnico: Didier Deschamps

AUSTRÁLIA: Ryan; Atkinson (Degenek), Rowles, Souttar e Behich; Mooy, McGree (Mabil), Irvine (Baccus) e Goodwin (Kuol); Leckie e Duke (Cummings). Técnico: Graham Arnold

Qual seleção vai ser a campeã da Copa do Mundo do Qatar?

Enquete encerrada

Total de 43743 votos
7,61%
Divulgação/Adidas
4,01%
Divulgação/Nike
1,97%
Divulgação/Nike
0,26%
Reprodução
0,17%
Brasil Escola