Topo

Melhor do mundo, Benzema é cortado da França e está fora da Copa

Diego Garcia

Colaboração para o UOL, em Doha (Qatar)

19/11/2022 19h05Atualizada em 19/11/2022 23h54

Classificação e Jogos

Karim Benzema, eleito melhor jogador do mundo na temporada passada, está oficialmente fora da Copa de 2022. A seleção francesa confirmou a informação em suas redes sociais na noite deste sábado (19). O atacante do Real Madrid sofreu uma lesão no quadríceps da coxa esquerda.

Benzema será mais uma baixa de peso para o técnico Didier Deschamps, que tem visto a seleção da França ser esfacelada por lesões. Antes, o zagueiro Presnel Kimpembe e o meia Christopher Nkunku já haviam sido cortados. Ngolo Kanté e Paul Pogba, estrelas do título de 2018, nem foram convocados, também devido a lesões.

"Na minha vida eu nunca desisto, mas esta noite eu tenho que pensar no time, como sempre faço. Por isso, a razão me diz para deixar o meu lugar para alguém que possa ajudar o time a fazer uma grande Copa do Mundo. Obrigado por todas as mensagens de apoio", disse Benzema em sua conta no Instagram.

"Toda a equipe compartilha a tristeza de Karim e deseja-lhe uma rápida recuperação", escreveu a Federação Francesa de Futebol em sua conta no Twitter. Em nota oficial, a FFF informou que Benzema passou por uma ressonância magnética que constatou a lesão no reto femoral. O prazo de recuperação previsto é de três semanas.

"Estou extremamente triste por Karim, que fez desta Copa do Mundo um grande objetivo. Apesar deste novo golpe para a seleção francesa, tenho total confiança no meu grupo. Faremos de tudo para cumprir o enorme desafio que nos espera", disse Deschamps.

A presença de Benzema era um dos grandes atrativos para a campanha da França, campeã mundial de 2018, no Qatar. O atacante não participou daquela campanha porque estava afastado da seleção, devido a uma acusação de chantagem que envolvia amigos dele e o ex-companheiro de seleção Mathieu Valbuena. O jogador do Real Madrid voltou à seleção apenas em 2021. Nos últimos meses, a grande expectativa em torno da seleção francesa era pela dupla entre Benzema e Kylian Mbappé, astro do PSG e camisa 10 da equipe atual campeã.

Os rumores de corte começaram depois que Benzema sentiu uma lesão muscular no treino dos franceses na tarde deste sábado (19), justamente o primeiro do qual ele participou no Qatar. Depois de deixar a atividade com dores, o centroavante foi a uma clínica para realizar exames e avaliar a gravidade do problema, que detectou a lesão na coxa esquerda.

As condições físicas de Benzema eram questionáveis há pelo menos dois meses, e sua presença na Copa já vinha sendo colocada em xeque antes mesmo de o novo problema no treino deste sábado. O francês havia sofrido uma lesão muscular na coxa direita antes da última data Fifa, em setembro, e não vinha atuando nas melhores condições nas últimas partidas.

O último jogo disputado pelo atacante foi em 2 de novembro, quando foi reserva e entrou no segundo tempo na goleada do Real sobre o Celtic, na Liga dos Campeões.

Com o corte de Benzema, a França ainda tem sete jogadores para três ou quatro vagas no setor de ataque, dependendo da formação utilizada: Antoine Griezmann, Kylian Mbappé, Olivier Giroud, Kingsley Coman, Ousmane Dembélé, Marcus Thuram e Randal Kolo Muani.

Mas, segundo o regulamento, o técnico Didier Deschamps ainda pode chamar outro nome até a véspera da estreia da seleção, portanto, segunda-feira (21) à noite, para o lugar de Benzema. E alguns nomes surgem como candidatos para ocupar essa vaga.

O mais cotado é Ben Yedder, 32 anos, do Monaco, que já fez 19 jogos pela França, com 3 gols. O ex-atacante do Sevilla é a principal aposta da imprensa local e, de quebra, ainda está de férias perto de Doha.

Já Anthony Martial, 26 anos, do Manchester United, também surge como opção. Ele já fez 30 jogos pela seleção francesa e marcou 2 gols, mas não é chamado desde a final da Liga das Nações, em outubro de 2021.

Moussa Diaby, 23 anos, do Bayer Leverkusen, é mais um que poderia surgir na vaga de Benzema. O jovem foi chamado outras 8 vezes, entre setembro de 2021 e junho deste ano, antes de perder a vaga na equipe e ficar de fora da lista do Qatar.

Thomas Lemar, 27 anos, do Atlético de Madrid, e Martin Terrier, 25 anos, do Rennes, correm por fora e seriam uma surpresa, mas não estão totalmente descartados.

Enquete: Qual seleção vai surpreender na Copa do Mundo do Qatar?

Qual seleção vai ser a campeã da Copa do Mundo do Qatar?

Enquete encerrada

Total de 43743 votos
7,61%
Divulgação/Adidas
4,01%
Divulgação/Nike
1,97%
Divulgação/Nike
0,26%
Reprodução
0,17%
Brasil Escola