Topo

Ochoa defende pênalti de Lewa, e México e Polônia empatam na Copa do Mundo

André Martins

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

22/11/2022 14h56

Classificação e Jogos

México e Polônia não conseguiram tirar o zero do placar em sua estreia na Copa do Mundo de 2022, no Qatar. Nesta tarde (22), as seleções empataram por 0 a 0, no Estádio 974, em Doha, em partida válida pela primeira rodada do Grupo C. Apesar da ausência de gols, não faltou empenho do lado mexicano para inaugurar o marcador, mas a equipe esbarrou na retranca polonesa, que pouco criou e ainda viu Lewandowski ter um pênalti defendido por Ochoa.

    Sem conseguir aproveitar as chances criadas e o domínio na partida, a seleção mexicana terminou com um empate que teria um gosto amargo se não fosse a defesa salvadora de seu goleiro de 37 anos. Em sua quinta Copa do Mundo, Ochoa acertou o canto da cobrança e parou o atacante eleito duas vezes o melhor jogador do mundo pela Fifa. A equipe europeia, sem nenhum brilho ofensivo e com seu principal jogador apagado, desperdiçou a única grande chance que teve no jogo.

    Foi o segundo 0 a 0 da Copa do Qatar, que teve Dinamarca e Tunísia empatando sem gols nesta manhã, pelo Grupo D. O empate fez com que México e Polônia somassem apenas um ponto na chave C. A Arábia Saudita, que venceu a Argentina de virada mais cedo, ocupa a liderança da tabela, com três pontos, enquanto a equipe sul-americana está em último, zerada.

    O México, em sua 17ª participação em Copas do Mundo, busca passar das quartas de final em 2022 e superar as suas melhores participações no torneio até então. Já os poloneses, que somam 9 aparição no Mundial, chegaram a ficar em terceiro em duas ocasiões (1974 e 1982).

    A segunda rodada do Grupo C será realizada no sábado (26). A seleção mexicana enfrentará os argentinos, enquanto a Polônia encara a Arábia Saudita.

    Primeira chegada mexicana

    vega - Maurice Stone/Getty - Maurice Stone/Getty
    Vega, atacante do México, na partida contra a Polônia, na Copa do Mundo de 2022
    Imagem: Maurice Stone/Getty

    O duelo começou com o México no controle das ações, trocando muitos passes no meio de campo e cercando a seleção polonesa, armada para o contra-ataque. Os europeus se defendiam solidamente, mas cederam espaço aos 4 minutos. Lozano roubou a bola de Kiwior, saiu em disparada pelo lado direito e cruzou na área. Vega, que se emocionou na hora do hino de seu país antes de a bola rolar, apareceu no segundo pau, mas não conseguiu se esticar o suficiente para desviar. Após esse lance, o jogo ficou truncado por cerca de 20 minutos.

    México insiste

    lozano - Matthew Ashton/Getty - Matthew Ashton/Getty
    Lozano, da seleção mexicana, durante a partida contra a Polônia, pela Copa do Mundo
    Imagem: Matthew Ashton/Getty

    Aos 26, a seleção da América do Norte voltou a ameaçar o gol defendido por Szczesny. Herrera descolou um cruzamento para área e Vega subiu para cabecear cruzado, mas a bola foi para a linha de fundo.

    Na sequência, os mexicanos voltaram ao ataque, com Gallardo sendo lançado nas costas da defesa. O goleiro polonês saiu mal para tentar cortar o passe, sem acertar a bola em cheio, mas o lateral do México não conseguiu aproveitar o vacilo e finalizou para fora sob pressão dos zagueiros. Entretanto, a bandeira de impedimento foi levantada, invalidando a jogada.

    Jogo morno e Lewa apagado

    lewa - Stuart Franklin/Getty - Stuart Franklin/Getty
    O atacante Lewandowski em ação na partida entre Polônia e México, pela Copa do Mundo de 2022
    Imagem: Stuart Franklin/Getty

    Como um todo, o primeiro tempo teve bastante intensidade, graças principalmente aos mexicanos, mas pouca ação efetiva. Apenas uma finalização do México foi na direção da meta, e nenhuma da Polônia. Lewandowski, principal esperança de gol da seleção europeia, foi ofuscado pelos defensores mexicanos. O camisa 9 deu apenas 18 toques na bola e um chute para fora nos primeiros 45 minutos, de acordo com a plataforma 'SofaScore'.

    Ochoa para Lewa

    ochoa - Alex Grimm/Getty Images - Alex Grimm/Getty Images
    Guillermo Ochoa comemora com jogadores do México o pênalti defendido de Lewandowski
    Imagem: Alex Grimm/Getty Images

    Após o intervalo, veio a grande chance da partida. O capitão da Polônia teve o seu ápice aos oito minutos da segunda etapa. O México bobeou na defesa e a Polônia aproveitou para roubar a bola e acionar Lewa. O atacante de 34 anos recebeu na entrada da área, girou para cima de dois marcadores e acabou caindo diante de Ochoa ao se engalfinhar com Moreno na disputa por espaço.

    O árbitro inicialmente mandou seguir o lance e Lewa, no chão, ficou reclamando de pênalti. Após cerca de dois minutos, o árbitro autraliano foi chamado pelo VAR, revisou a jogada e assinalou pênalti, dando cartão amarelo para o zagueiro mexicano.

    O próprio camisa 9 polonês foi para a cobrança e bateu cruzado, rasteiro, no lado esquerdo do gol. O goleiro Ochoa, no entanto, brilhou ao acertar o canto e defender o pênalti, levando a torcida mexicana ao delírio. Assim, Lewa continua entre os cinco jogadores que venceram o prêmio 'The Best', mas nunca marcaram em um jogo de Copa do Mundo.

    Szczesny salva

    sz - Claudio Villa/Getty - Claudio Villa/Getty
    Szczesny, goleiro da Polônia, na partida contra o México, pela Copa do Mundo de 2022
    Imagem: Claudio Villa/Getty

    Logo após o pênalti defendido por Ochoa, os mexicanos levaram perigo mais uma vez ao gol polonês. Aos 18', Álvarez arriscou de fora da área e Martín apareceu no meio do caminho para desviar de cabeça e surpreender. No entanto, o experiente goleiro da Polônia conseguiu defender no reflexo e impediu, mais uma vez, o placar de ser alterado.

    México e Polônia buscaram a vitória até o último lance do confronto, mas a partida retomou a temperatura do primeiro tempo, sem grandes acontecimentos em campo. No final, o placar permaneceu zerado após os 90 minutos, mais os grandes acréscimos.

    Ficha técnica

    México 0 x 0 Polônia

    Competição: 1ª rodada do Grupo C da Copa do Mundo de 2022

    Local: Estádio 974, em Doha, no Qatar

    Data e hora: 22 de novembro de 2022, às 13h (de Brasília)

    Gols: -

    Público: 39.369

    Cartões amarelos: Sánchez (MEX), Moreno (MEX) e Frankowski (POL)

    Árbitro: Chris Beath (AUS)

    Auxiliar 1: Anton Schetinin

    Auxiliar 2: Ashley Beecham

    México: Ochoa; Montes, Moreno, Sanchez e Gallardo; Alvarez, Herrera (Rodríguez) e Chavez; Vega (Antuna), Martín (Jiménez) e Lozano. Técnico: Gerardo 'Tata' Martino.

    Polônia: Szczesny; Cash, Kiwior, Glik, Bereszynski e Zalewski (Bielik); Krychowiak, Kaminski, Szymanski (Frankowski); Lewandowski e Zielinski (Milik). Técnico: Czeslaw Michniewicz.

    • O UOL Esporte comenta ao vivo a expectativa para França x Austrália e as últimas informações sobre a seleção brasileira. Assista à íntegra:

    Qual seleção vai ser a campeã da Copa do Mundo do Qatar?

    Enquete encerrada

    Total de 43743 votos
    7,61%
    Divulgação/Adidas
    4,01%
    Divulgação/Nike
    1,97%
    Divulgação/Nike
    0,26%
    Reprodução
    0,17%
    Brasil Escola