Topo

Senegal

Senegalês fez gol da vitória na estreia, mas tirou país da Copa por cartões

Ninag recebe cartão amarelo após lance com Gen Shoji durante jogo entre Senegal e Japão - Xinhua/Chen Cheng
Ninag recebe cartão amarelo após lance com Gen Shoji durante jogo entre Senegal e Japão Imagem: Xinhua/Chen Cheng

Do UOL, em São Paulo

28/06/2018 15h49

Mbaye Niang passou de herói a vilão na eliminação de Senegal da Copa do Mundo da Rússia. O atacante marcou o segundo gol da vitória de Senegal por 2 a 1 sobre a Polônia na estreia dos africanos no Mundial, mas levou dois amarelos nos jogos seguintes contra Japão e Colômbia, o suficiente para tirar seu país das oitavas segundo as regras do fair play.

- Assista ao gol de Senegal 0 x 1 Colômbia

Senegal terminou empatado em pontos com o Japão, mas foi eliminado no critério de cartões amarelos. Os dois amarelos recebidos por Niang saíram em lances parecidos. O primeiro deles, contra o Japão, foi aos 14 minutos do segundo tempo em lance com Gen Shoji. O segundo amarelo para Niang veio na partida desta quinta-feira em lance com o zagueiro Yerry Mina, aos seis minutos do segundo tempo.

Niang x Colômbia - (Xinhua/Chen Cheng - (Xinhua/Chen Cheng
Imagem: (Xinhua/Chen Cheng

Pelos critérios da Fifa, um amarelo vale um ponto. Em três jogos, os senegaleses tomaram seis cartões amarelos contra quatro dos japoneses. Caso Niang não tivesse levado os cartões, a vaga nas oitavas de final seria decidida em sorteio.

"Senegal não se classificou porque não merecemos nos classificar. Essa é a vida. O fair play é uma das regras e essas regras foram estabelecidas no regulamento da Copa, temos que respeitar isso. Teríamos preferido ser eliminados de outra maneira, mas é assim que funciona e sabíamos que era o regulamento”, disse o técnico de Senegal, Aliou Cissé.

Cartões de Senegal: 6

Senegal x Colômbia: 1 (Niang)

Senegal x Japão: 3 (Niang, Sabaly e Ndoye)

Senegal x Polônia: 2 (Gueye e Sane)

Cartões do Japão: 4

Japão x Colômbia: 1 (Kawashima)

Japão x Senegal: 2 (Inui e Hasebe)

Japão x Polônia: 1 (Makino)

Senegal