Topo

Argentina

"Comecei um Mundial perdendo", lembra Maradona ao motivar Argentina

Maradona lamenta lance na torcida durante partida Argentina x Islândia  - REUTERS/Carl Recine
Maradona lamenta lance na torcida durante partida Argentina x Islândia Imagem: REUTERS/Carl Recine

Do UOL, em São Paulo

16/06/2018 14h10

Poucas vezes a torcida argentina se decepcionou tanto quanto na estreia da Copa do Mundo de 1990. A equipe candidata ao título abriu o Mundial perdendo para a zebra Camarões. Depois, de forma surpreendente, passando pelo Brasil no caminho, chegou à final. Agora, a lembrança daquela competição, na Itália, pode servir de inspiração para Messi e companhia.

Maradona desrespeita regra, fuma no estádio e causa polêmica
Maradona critica Copa do Mundo na América do Norte: "Não há paixão"
"Panamá tem que se contentar por estar na Copa", polemiza Maradona

Poucas horas depois do empate em 1 a 1 com a Islândia, o craque Maradona foi ao Instagram para lembrar sua experiência de 1900 e tentar motivar o grupo do técnico Jorge Sampaoli.

"Eu comecei uma Copa do Mundo perdendo, não empatando. Foi na estreia da Copa de 1990, na Itália. E apesar das lesões, apesar de tudo, chegamos à final, graça a Goyco e ao sacrifício de todos os garotos. Vamos continuar incentivando. Vamos Argentina", escreveu Maradona, fazendo referência ao goleiro Goycochea, decisivo nos pênaltis contra a Iugoslávia, nas quartas, e a Itália, na semifinal. Na decisão, a Alemanha Ocidental ganhou por 1 a 0.

Craque do título de 1986, Maradona ainda jogaria mais uma Copa do Mundo, em 1994, quando acabou flagrado em exame antidoping e foi afastado. Depois, ele voltaria à Copa do Mundo em 2010, como técnico da Argentina.

Agora, aos 57 anos, Maradona foi à Rússia para torcer. Neste sábado, foi saudado como ídolo e teve seu nome gritado pela torcida quando chegou a uma tribuna do estádio do Spartak. Mesmo assim, entrou em polêmica: fumou seu charuto sem preocupação. Não se importou que a Fifa proíbe que se fume no estádio.

Argentina