Topo

Copa 2018

Chiellini "culpa" Guardiola por Itália fora da Copa: "Perdemos identidade"

O zagueiro italiano Giorgio Chiellini - Claudio Villa/Getty Images
O zagueiro italiano Giorgio Chiellini Imagem: Claudio Villa/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

07/02/2018 20h05

Zagueiro da Juventus e da seleção da Itália, Giorgio Chiellini elegeu um culpado para o fracasso de seu país nas eliminatórias europeias para a Copa do Mundo da Rússia: Pep  Guardiola.

A "culpa", no entanto, é conceitual. Na opinião de Chiellini, a aplicação tática das equipes em que o atual técnico do Manchester City trabalha acabaram influenciando de forma negativa os treinadores do país, que se preocuparam em copiá-lo e deixaram de lado características históricas do futebol italiano, como a eficiência defensiva.

"Pep  Guardiola estragou e arruinou o defensor italiano", afirmou o zagueiro em entrevista publicada pelo jornal britânico "Daily Mail", nesta quarta-feira (7). "Ele é um treinador fantástico com uma mente fantástica, mas os técnicos italianos tentam copiá-lo sem o mesmo conhecimento e, nos últimos dez anos, perdemos a nossa identidade", lamentou.

"Perdemos a nossa identidade de Maldini, Baresi, Cannavaro, Nesta, Bergomi, Gentile, Scirea... Temos apenas [Leonardo] Bonucci. Em dez anos, não lançamos um bom defensor. Espero que agora o futebol italiano seja restaurado e relançado. O resultado da Copa do Mundo é a prova do nosso problema", completou Chiellini.

Quatro vezes campeã mundial, a Itália não obteve vaga direta para a edição deste ano, na Rússia. Na repescagem, acabou eliminada pela Suécia, ficando fora de uma Copa pela primeira vez em 60 anos.

"Honestamente, será como uma adaga no meu estômago. Não será um bom mês. Verei algumas coisas e checarei placares, mas não me imagino sentando em frente à TV para assistir à Copa em casa", disse o jogador da Juventus ao ser questionado sobre como acompanhará o Mundial.

Copa 2018